Pular para o conteúdo principal

TESTE DA ORELHINHA AGORA É DE GRAÇA EM NEPOMUCENO

Foi iniciada em Nepomuceno, no Sul de minas, a realização do Teste da Orelhinha gratuitamente na rede pública do município. O exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) está sob a responsabilidade da fonoaudióloga Elisa Andrade de Alvarenga, que atende três dias na semana e faz cerca de 100 sessões de fonoterapia por mês na Policlínica Municipal. Ela acompanha pacientes com problemas na voz, pronúncia correta das palavras, entre outros casos.

O teste é feito toda quinta-feira no PSF da Cohab/Marciolândia, com a utilização de um aparelho de emissões otoacústicas, adquirido pela prefeitura, no valor de 21 mil reais. O equipamento foi comprado por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Pompílio Canavez (PT).

Na manhã do último dia 12, os testes começaram a ser feitos. Eles duram de 5 a 10 minutos e para que ele seja realizado de maneira correta, a criança precisa dormir ou ficar quieta, sem se movimentar. O aparelho emite uma onda sonora e provoca um estímulo na orelha interna do bebê. A seguir, o teste é impresso e avalia se a criança pode ou não apresentar problemas de audição.

O exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA), mais conhecido como Teste da Orelhinha, é um dos diversos exames para avaliar a integridade da função auditiva. Verifica se a orelha interna (cóclea) está funcionando bem. É realizado em todos os bebês, pois 50% dos casos de surdez não têm causa aparente ou fator de risco que os justifique, havendo a possibilidade de causa genética. “Com a prevenção, por meio desse exame, podemos detectar casos de problema auditivo e iniciar o tratamento nos primeiros meses de vida”, destacou a fonoaudióloga Elisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...