quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FOLIA DE MOMO

O Carnaval 2014 de Juiz de Fora foi apresentado à população e à imprensa nesta quarta-feira, 8, durante entrevista coletiva no prédio da Prefeitura, com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do vice, Sérgio Rodrigues, do superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, e do representante da Liga das Escolas de Samba (Liesjuf), Fernando Luiz Baldioti.

Este ano, a apresentação antecipada das escolas abre o carnaval no dia 21 de fevereiro, e a programação segue até 1º de março, com o desfile da Banda Daki. A antecipação da data dos desfiles possibilita, assim, que mais pessoas possam frequentar e se divertir no carnaval da cidade.

Segundo Toninho Dutra, a verba total utilizada é de R$ 2 milhões. O objetivo, segundo ele, é de que o carnaval dure mais tempo, trazendo mais diversão, festa e alegria para as pessoas. “Trabalhamos muito para que o evento ocorra da melhor maneira possível, tanto em relação à festa quanto à segurança dos envolvidos, proporcionando benefícios para todos, unindo tradição e inovação”, afirmou o superintendente.

A divulgação da programação final está prevista para a próxima semana.

Cem anos de “Ministrinho”
O centenário de nascimento do compositor, instrumentista e cantor Armando Toschi, o “Ministrinho”, inspirou a logomarca do Carnaval 2014 de Juiz de Fora. A peça, criada pelas equipes da Funalfa e da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), apresenta elementos da caricatura estilizada do artista juiz-forano: os óculos e o bigode, sendo que o último aparece fundido com o inseparável cavaquinho.

Confetes no entorno remetem à alegria e energia da Folia de Momo. As cores utilizadas ligam passado e futuro, apontando para a perenidade do legado do homenageado. Tons de uma cartela de cores vivas e modernas foram utilizadas, para homenagear uma história de vida inaugurada no início do século 20.

O tema “Centenário de Ministrinho” (4/5/1914 - 22/12/1996) é sugestão da classe artística de Juiz de Fora, representada por músicos comprometidos com a preservação da memória do samba e da música local. A homenagem se justifica pela importante produção do compositor, que incentivou e participou ativamente do carnaval na cidade, sendo autor de diversas músicas, sambas de enredo e um dos fundadores da Escola de Samba Turunas do Riachuelo.

Em JF, o carnaval inclui o “Corredor da Folia”, evento que se repetirá este ano, sem abandonar a tradição de promover um dos maiores desfiles de escolas de samba do interior do país, e outra presença consolidada, que são os blocos representantes dos bairros.

Nenhum comentário: