Pular para o conteúdo principal

LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA SE TORNA REALIDADE EM PASSOS

Presidenta Dilma Rousseff durante anuncio das medidas de aperfeiçoamento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
As micros e pequenas empresas e os empreendedores individuais começam a receber em Passos, no Sul de Minas, um tratamento diferenciado que pode contribuir com o desenvolvimento econômico e social do município. O benefício está previsto na lei nº 3. 048, de 19 de dezembro de 2013 , de autoria do poder executivo municipal, que estabelece diversas medidas para incentivar a microempresa, a empresa de pequeno porte e o microempreendedor individual. Um dos mecanismos de estímulo é a inclusão no planejamento plurianual do município dos programas, ações e recursos para subsidiar as medidas previstas na lei.

Para que a lei possa ser aplicada com eficácia, o poder executivo municipal deverá prever no planejamento plurianual os programas, ações, recursos econômicos, financeiros, materiais e humanos destinados a subsidiar a execução das ações previstas. Também é permitido ao Município celebrar convênios e outros instrumentos que possam contribuir para os resultados desejados pelas políticas públicas estabelecidas na lei.

A “lei geral da microempresa” foi criada pelo prefeito Ataíde Vilela através das secretarias municipais de Planejamento e da Indústria, Comércio e Turismo, com base na lei complementar nº 123, de 2006, do governo federal. Esta lei instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, “propiciando um tratamento diferenciado e favorecido para as micros e pequenas empresas”.

“Com essa lei, estamos regulamentando o acesso aos mercados nas aquisições públicas municipais, a fiscalização e o incentivo à regularização, o estímulo ao crédito e à capitalização e o estímulo à implantação. Outro benefício da lei é o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Passos (FUMDEP), que um é instrumento de captação e aplicação de recursos para atender aos encargos decorrentes da ação do Município na área de desenvolvimento econômico”, destaca o prefeito.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS
• Tratamento diferenciado e simplificado nas licitações públicas;
• A fiscalização metrológica, sanitária, ambiental e de segurança deverá ter natureza prioritariamente orientadora;
• Tratamento diferenciado para legalização e regularização das empresas que estiverem em situação irregular;
• Fazer negócios com o mercado nacional e internacional por meio de sociedade de propósito específico;
• Estímulo ao crédito e à capitalização, através de canais facilitadores mobilizados pelo Município;
• Ter prioridade, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Passos, nos investimentos em infraestrutura urbanística e imobiliária voltados à instalação de empresas no Município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.