Pular para o conteúdo principal

SOB NOVA LUZ


A sede da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) conta com um novo sistema de iluminação pública. Desde o início do mês de dezembro, a Pró-Reitoria de Administração e Finança (PROAF), por meio do setor de Serviços Gerais, vem substituindo as tradicionais lâmpadas de sódio e mercúrio pelos novos dispositivos de LED.

O servidor responsável pelo Departamento de Serviços Gerais (DSG), José Antonio Ramos, explica que a instalação desses novos dispositivos busca atender a Instrução Normativa nº 10 de 12/11/2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que estabelece práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços na Administração Pública.

Segundo José Antonio, a partir da normativa, foi elaborado um projeto de compras de luminárias LED visando economia de energia, mais facilidade de manutenção, durabilidade do material e menor impacto ambiental. “Além da redução de energia, que será de aproximadamente 48%, contaremos também com o conforto iluminotécnica, já que a lâmpada LED permite que você visualize mais pontos que a outra iluminação, por reproduzir mais cores”, enfatiza, explicando que as lâmpadas diminuem os pontos de sombra.

Em comparação com as lâmpadas de sódio e mercúrio, as lâmpadas de LED não emitem carbono e o descarte pode ser feito em lixo comum, pois não oferecem riscos à natureza. A durabilidade chega a 50 mil horas, enquanto as outras lâmpadas alcançam até 12 mil. “Garantindo maior luminosidade, consequentemente, estas lâmpadas proporcionarão também melhorias na segurança para a comunidade universitária”, comenta.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (Abeieps), cerca de 98% dos materiais usados na composição das lâmpadas LED são recicláveis e não há metais pesados.

Neste mês de dezembro, foi iniciada a substituição das luminárias na sede e na Unidade Educacional do bairro Santa Clara, e a partir de 2014, os novos dispositivos serão instalados também no campus de Poços de Caldas e no campus de Varginha.

O projeto, que é uma iniciativa da PROAF e do Departamento de Serviços Gerais, conta com o apoio do engenheiro eletricista da Proplan, Charles Guimarães Lopes. A instalação está sendo feita pela equipe da seção de Manutenção e Conservação de Energia, chefiada pelo servidor Edson Vieira da Silva.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...