Pular para o conteúdo principal

UFLA DEBATE NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Uma proposta de nova estrutura organizacional da Universidade Federald e Lavras (UFLA), feita com o objetivo de dar suporte ao crescimento da infraestrutura física e ao desenvolvimento institucional no cenário nacional e internacional, foi elaborada e está sendo analisada pela comunidade acadêmica. 

A realização de estudos visando à reorganização institucional-administrativa da UFLA está prevista em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2011-2015). Uma sessão pública foi feita no dia 11 de dezembro de 2013 e uma nova sessão pública será realizada na próxima quarta-feira, 29 de janeiro de 2014.

No dia 29, a proposta será apresentada na Sala dos Conselhos (Reitoria) em três horários: das 9 às 12 horas; das 14 às 17 horas; e das 18 às 21 horas.

Construída por uma comissão especial presidida pelo professor José Roberto Pereira, ssuperintendente de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão e composta por docentes de diferentes departamentos, a proposta prevê um novo formato institucional para a UFLA.

A proposta de nova estrutura organizacional está fundamentada em grandes áreas do conhecimento científico, formando Faculdades ou Escolas.

As Faculdades ou Escolas serão estruturadas em Unidades Acadêmicas e Setores. Setor representa a especialização de uma área de conhecimento científico e tem relação direta com Ensino, Pesquisa e Extensão. O conjunto de três ou mais setores forma uma Unidade Acadêmica. Três cursos de graduação ou mais, e/ou pelo menos três programas de pós-graduação stricto sensu com suas respectivas Unidades Acadêmicas constituirão uma Faculdade ou Escola.

A proposta ainda descreve os institutos temáticos, formas de organização com foco no desenvolvimento de pesquisa e disseminação do conhecimento, de caráter interdisciplinar. Os institutos serão criados e regulamentados por meio de editais específicos. Nos institutos, docentes e pesquisadores de diferentes Unidades Acadêmicas poderão realizar pesquisas em parceria, sobre um tema específico.

De acordo com o presidente da comissão, a nova estrutura preparará a UFLA para o seu crescimento, para manter e ampliar sua qualidade institucional no ensino, na pesquisa e na extensão no contexto de mudanças do Estado.

Essa proposta foi apresentada detalhadamente para todos os chefes de Departamentos, Associação de Pós-Graduandos, Diretório Central de Estudantes, Sindicato dos Servidores da UFLA, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário, em reuniões específicas.
com Mateus Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.