Pular para o conteúdo principal

MELHORIAS NO TRANSPORTE COLETIVO

Visando proporcionar mais conforto, segurança e agilidade para os usuários e operadores do transporte coletivo, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), implanta medidas que aumentarão a eficiência do transporte coletivo. As ações tiveram início na região sudeste, nos bairros Santa Rosa, Dona Rosa, Padre Eustáquio, Sagrada Família, Davanuze, Ponte Funda, Nações, dentre outros, com redimensionamentos dos pontos de parada e readequações dos itinerários. Posteriormente, as demais regiões receberão melhorias.

O projeto de redimensionamento dos pontos de parada aumentará a velocidade do transporte coletivo, com consequente melhora do atendimento no cumprimento dos horários, além de permitir o tempo de parada para os operadores (motoristas e trocadores). 

De acordo com o diretor de Trânsito, Afonso Salgado dos Santos, as alterações seguirão alguns critérios. “Os pontos de parada serão definidos com a distância de 400 metros entre um e outro. Em alguns locais, em 200 metros há três pontos de ônibus. Com os redimensionamentos, os moradores que moram entre um ponto e outro irão percorrer aproximadamente dois quarteirões e meio. É uma distância razoável, pois Divinópolis possui um excesso de pontos de parada”, explicou Afonso.

Também estão sendo feitas as readequações dos itinerários com objetivo de aumentar a velocidade média do transporte coletivo. “Existem linhas em que o veículo trafega em zigue-zague, ou seja, circula em várias ruas na mesma região, sem justificativa. Com as readequações, será possível oferecer uma melhora na velocidade do ônibus. 

Atualmente, a velocidade média é de 14 a 18 quilômetros por hora. O ideal é que o transporte coletivo possa trafegar em até 25 quilômetros por hora. Com o aumento da velocidade, o veículo poderá fazer mais viagens no itinerário ou menos ônibus para fazer o percurso. Essas mudanças significam eficiência, qualidade e menos custo no transporte coletivo de Divinópolis”, pontua o diretor.

As medidas serão implantadas em toda a cidade, com a observação de algumas peculiaridades. Em alguns locais, por exemplo, existe convergência de linhas e há mais de um ponto, e não poderão ser feitas as correções, porque é encontro de três linhas que convergem para lados opostos.

Orientações aos usuários
Todos os ônibus na região aonde serão feitas as alterações irão trafegar com um cartaz explicando sobre as mudanças dos locais de parada. No dia da implantação, um veículo da Settrans passará nos pontos avisando sobre as mudanças. Além disso, os motoristas estão instruídos a parar nos pontos que estão desativados quando houver passageiros. O usuário irá embarcar e será alertado pelo motorista de que o ponto foi desativo e remanejado para outro local.

A Settrans esclarece que se algum local que recebeu as mudanças não obtiver resultado satisfatório será reavaliado e corrigido. Mais informações pelo telefone (37)3222-1102.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...