Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA DO BRASIL EM SUSTENTABILIDADE

José Roberto Soares Scolforo destaca  que a conquista consecutiva demonstra que a Universidade está trilhando o caminho certo na gestão ambiental
Pelo segundo ano seguido, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras no ranking internacional Green Metric. A edição mais recente (2013) foi marcada por uma expressiva alta da UFLA na posição geral – indo do 70º para o 42º lugar em todo o mundo – e melhor pontuação em praticamente todos os quesitos.
 
Considerando a classificação por “Instituições de Ensino Superior Especializado” (Specialized Higher Education Institution), a UFLA sobe para a 12ª colocação no mundo. Essa colocação fica ainda mais alta segundo a classificação por universidades localizadas em cidades do interior (Ranking by Campus Setting): 6º lugar no mundo.

A lista é elaborada pela Universitas Indonesia (UI), que mede os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior. Na última edição, 301 universidades de 61 países participaram. A pontuação é dada segundo seis critérios principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente.

A pontuação da UFLA é particularmente alta nos quesitos Uso e Tratamento de Água, em que a Universidade conquistou a pontuação máxima (1000), e Gestão de Resíduos, com a terceira maior pontuação (1500). Outro destaque foi o expressivo aumento nos quesitos Consumo de Energia e Políticas sobre Transportes, conforme a tabela abaixo.

Pontuação da UFLA no ranking Green Metric
Ano Posição
geral
Pontuação total Estrutura do câmpus e áreas verdes Consumo de energia
2012 70 5516.65 501.65 1195
2013 42 6205 511 1520
         
Ano Gestão de resíduos Uso e tratamento de água Políticas sobre transportes Atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente
2012 1500 1000 650 670
2013 1500 1000 1050 624

Colocações
A Universidade de Nottingham (Reino Unido) foi a primeira colocada no ranking 2013. Ela foi seguida pela University College Cork, da Universidade Nacional da Irlanda, e Universidade Northeastern (Reino Unido).

As outras universidades brasileiras que participaram são: Universidade de São Paulo – USP (144ª), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (150ª), PUC/Rio Grande do Sul (151ª), Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (242ª) e Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (262ª).

O objetivo deste ranking é fornecer o resultado da pesquisa sobre o estado atual e as políticas relacionadas à sustentabilidade e preocupação ambiental nas universidades de todo o mundo. De acordo com os organizadores, as medidas tomadas pelas instituições precisam ser identificadas e tomadas como exemplo para a implementação de políticas sustentáveis e ecológicas. Espera-se que, chamando a atenção de dirigentes universitários e demais partes interessadas, mais prioridade seja dada às energias limpas, conservação da água, combate à mudança climática global, reciclagem e temas relacionados.

ranking Green Metric 2013 pode ser visualizado aqui.

Eco Universidade
Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, a conquista consecutiva demonstra que a Universidade está trilhando o caminho certo na gestão ambiental, aliada à expansão pela qual passa: “Buscamos o crescimento sustentável e a formação de profissionais comprometidos com a preservação ambiental, por meio de diversas ações. É um resultado que conquistamos por meio de esforços de estudantes, servidores e professores”.

As ações às quais o reitor se referiu integram o Plano Ambiental e Estruturante, que vem sendo implementado na UFLA desde 2009. Entre elas, destacam-se a renovação de todo o sistema de energia elétrica; sistemas de coleta e tratamento de esgoto e das águas da chuva; a estruturação das bacias de drenagem; o plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas no câmpus; medidas de preservação das nascentes, treinamento e equipagem da Brigada de Incêndio; o fim das fossas sépticas; e o programa de coleta de resíduos de todos os laboratórios, incluindo o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.
com Mateus Lima - da assessoria

Saiba mais sobre o Plano em: www.ufla.br/ecouniversidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho