Pular para o conteúdo principal

REDE DE REPÚBLICAS PROTEGIDAS

As repúblicas estudantis são domicílios que ficam especialmente vulneráveis a furtos em períodos de férias ou feriados prolongados, devido à ausência dos moradores. Pensando nisso, o 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, sediado em Lavras, no Sul de Minas, criou a Rede de Repúblicas Protegidas, numa iniciativa ímpar no País, segundo a corporação. 

As repúblicas que aderirem ao projeto serão identificadas, com vigilância mútua entre elas, e os estudantes receberão informações dos policiais por meio de mídias sociais. No dia 28 de janeiro, moradores de 13 repúblicas se reuniram com a Polícia para confirmar a participação na Rede.

“Aproveitaremos o conceito e a filosofia da Rede de Vizinhos Protegidos, e ainda utilizaremos ferramentas que os estudantes são acostumados a usar no dia a dia”, explica o comandante do Batalhão, tenente-coronel Antônio Claret dos Santos.

As casas que aderirem ao projeto receberão uma placa de identificação na fachada. Durante as férias, o efetivo que já atua no policiamento no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) percorrerá os endereços, remanejamento possível devido à baixa demanda na Universidade, no período. A Polícia enviará informações em tempo real sobre a segurança das repúblicas, quando for solicitada, via WhatsApp (aplicativo para smartphones); e transmitirá, em um grupo do Facebook, informações sobre a segurança domiciliar.

Novo encontro
Nesta quarta-feira, 5, estudantes de qualquer instituição, que sejam moradores de repúblicas, têm uma nova oportunidade de conhecer o projeto: haverá uma reunião entre a PM e os interessados em participar da Rede de Repúblicas Protegidas, na sede do Batalhão, às 19h30.

Prevenção
A iniciativa da PM em relação às repúblicas se insere em um planejamento de ações preventivas voltadas para grupos mais vulneráveis, segundo o tenente-coronel Claret. Essas iniciativas incluem a Patrulha Escolar (para campanhas educativas em instituições de ensino); Patrulha da Violência Doméstica (que atende mulheres vítimas de crimes); Patrulha Rural (para prevenir crimes além da zona urbana); e o Projeto 60 (que orientará idosos para que não sejam vítimas de golpes bancários e roubos).
com Mateus Lima e assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...