Pular para o conteúdo principal

TRE TEM NOVOS DIRIGENTES

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargador Wander Marotta e desembargador Geraldo Augusto tomaram posse na última sexta-feira, 7, durante sessão solene no auditório do Tribunal. O desembargador Wander Marotta passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Antônio Carlos Cruvinel, cujo biênio terminou nesta sexta-feira.

Em seu discurso de posse (leia a íntegra – formato pdf), o novo presidente do TRE, desembargador Wander Marotta, defendeu que o Judiciário deve aplicar, à frente da lei, o direito que existe, respeitando a Constituição. “O Judiciário deve, enfim, esforçar-se para aplicar a legislação mais avançada que o Legislativo edita, a fim de não decepcionar o povo”, afirmou o desembargador. Segundo ele, o caminho do Judiciário para retomar a confiança da população será aplicar efetivamente a legislação não aplicada, ou aplicar à frente da lei o direito que existe. Para ele, isso não “significa criar um Judiciário da ‘idade mídia’, nem sujeito às pressões às vezes insensatas da opinião publica. Significa simplesmente buscar na Constituição o sentido último da regra de direito a ser aplicada”.

Sobre a morosidade do Judiciário, ele ressaltou que “uma vontade política forte e determinada pode acabar com a morosidade, assim como acabou com a inflação; basta, para isto, a criação de instrumentos que afastem as vantagens da lentidão”.

O desembargador Wander Marotta lembrou também que, quando da criação da Justiça Eleitoral em 1932 , “prevaleceu a tese de que com os Juízes à frente das eleições, seria o processo eleitoral livre de corrupção e dos métodos fraudulentos então em voga”. O fundamento de combate à corrupção, segundo o presidente empossado, é tema atual e constante em discussões de “como tornar o processo eleitoral menos vulnerável à fraude”.

Afirmou que o fato de a legislação ser extremamente maleável e cambiante torna mais adequados os mandatos bienais dos magistrados no TRE, “pois os Juízes são substituídos a cada dois anos e estarão mais receptivos à mutação constante do direito eleitoral e a sua adaptabilidade a situações novas, inclusive de ordem tecnológica, como é o caso dos novos meios de propaganda veiculada na mídia social e na internet.”

O presidente do TRE encerrou seu discurso firmando o “compromisso de garantir a realização de um pleito seguro e imune a fraudes”, como em administrações anteriores, inclusive na do desembargador Antônio Carlos Cruvinel, último presidente do TRE. Em seguida, agradeceu aos membros da Corte Eleitoral, ressaltando a importância de sua “capacidade jurídica e preparo técnico” para as eleições de 2014. Também mencionou o papel relevante da atuação do procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, do diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Manoel dos Reis Morais, e do corpo de servidores da Casa.

Saudações
Além do discurso de despedida do desembargador Antonio Carlos Cruvinel (leia a íntegra – formato pdf), em nome da Corte Eleitoral, falou o juiz Alberto Diniz Júnior, que compõe o quadro de juízes do Tribunal desde 2013. “Será um ano de duro embate, de intenso trabalho, mas um ano de afirmação da democracia que governa o nosso país”, disse. Fazendo uma pequena retrospectiva da vida profissional dos desembargadores Wander Marotta e Geraldo Augusto, o juiz exemplificou a competência da nova direção do Tribunal, citando suas principais conquistas como magistrados.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, manifestou o seu apoio aos desembargadores que assumem a Presidência e a Vice-presidência da Corte Eleitoral. “Teremos eleições tensas, com demandas de alta complexidade para o Tribunal”, fazendo-se necessária uma “administração forte e vigorosa” para conduzir os pleitos de 2014.

O advogado Wederson Advíncula Siqueira, integrante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, parabenizou os empossados em nome do presidente da OAB, Luís Cláudio da Silva Chaves, e dos demais advogados que militam na Justiça Eleitoral e colocou a instituição à disposição para ajudar na defesa do estado democrático de direito.

Presenças
Diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas todos os integrantes da Corte, o governador Antônio Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro. Compareceu ainda o ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Noronha, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano, o prefeito da Capital, Márcio Lacerda, o presidente da Câmara Municipal de BH, Léo Burguês de Castro, o procurador-geral de Justiça Adjunto, Mauro Flávio Ferreira, e, representando o presidente da Ordem dos Advogados, Wederson Advíncula. Também estiveram presentes os ex-presidentes do TRE, desembargadores Almeida Melo, Brandão Teixeira e Kildare Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...