Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIO DE BARBACENA ASSUME POSSE DA FAZENDA DO REGISTRO VELHO

A Fazenda do Registro Velho, em Barbacena, nas Vertentes, é um dos imóveis mais importantes do interior de Minas Gerais. O local foi utilizado no século XVIII para fiscalizar o ouro que circulava pela Estrada Real, sendo posteriormente residência de inconfidente e palco de inúmeros encontros políticos de relevância nacional. Tombada também como Patrimônio Municipal, a Fazenda tem mais de 300 anos e representa uma parte importante da historiografia mineira.

Em precário estado de conservação, a casa-sede da Fazenda foi coberta com estruturas de lona e metálica por duas vezes nos últimos anos por ordem da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público, tentativas que não lograram êxito. Agora, com a posse do imóvel, o município de Barbacena deve começar com serviços básicos de limpeza nas próximas semanas, enquanto aguarda um posicionamento do IPHAN sobre o início das obras de recuperação.

O prefeito Toninho Andrada enalteceu o gesto da família Cordeiro como “um ato de desprendimento incomum e de enorme sensibilidade cultural, que merece o reconhecimento e aplausos de toda a sociedade”. Para ele, a partir de agora “teremos plenas condições de colocar um fim na longa agonia deste histórico e belíssimo imóvel”.

O prefeito Toninho Andrada assinou Termo de Comodato e de Cessão de Uso por 21 anos com os proprietários da histórica Fazenda do Registro Velho, que, sob o domínio público poderá ser recuperada pelo IPHAN em parceria com o município. Foi um passo importante para a recuperação da Fazenda, cujo estado de abandono está transformando-a em ruínas.

Após entendimentos com a família Cordeiro, proprietária do imóvel, que é tombado como Patrimônio Histórico Nacional, foi assinado um Termo de Comodato pelo qual o município de Barbacena tem a cessão de uso do imóvel por 21 anos, com a promessa de doação definitiva. A cessão compreende uma área de 1.740 metros quadrados, na qual está localizada a casa-sede da histórica Fazenda, ficando o restante do terreno na posse da família Cordeiro. O documento que dá a posse do imóvel ao município, foi encaminhado à superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), Michele Arroyo, em Belo Horizonte.

Acompanhado do vice-presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (AGIR), Edson Brandão, o prefeito Toninho Andrada esteve pessoalmente no órgão, ocasião em que tratou das possibilidades de parceria para o início da recuperação do imóvel. A iniciativa da Prefeitura de Barbacena vai permitir que a entidade nacional inicie os trabalhos de recuperação do casarão, cujo empecilho era de que o imóvel pertencia a um proprietário particular, o que impediria investimentos públicos. Com o Termo de Comodato, o imóvel passa para a posse do município, sendo considerado um bem público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...