Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIO DE BARBACENA ASSUME POSSE DA FAZENDA DO REGISTRO VELHO

A Fazenda do Registro Velho, em Barbacena, nas Vertentes, é um dos imóveis mais importantes do interior de Minas Gerais. O local foi utilizado no século XVIII para fiscalizar o ouro que circulava pela Estrada Real, sendo posteriormente residência de inconfidente e palco de inúmeros encontros políticos de relevância nacional. Tombada também como Patrimônio Municipal, a Fazenda tem mais de 300 anos e representa uma parte importante da historiografia mineira.

Em precário estado de conservação, a casa-sede da Fazenda foi coberta com estruturas de lona e metálica por duas vezes nos últimos anos por ordem da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público, tentativas que não lograram êxito. Agora, com a posse do imóvel, o município de Barbacena deve começar com serviços básicos de limpeza nas próximas semanas, enquanto aguarda um posicionamento do IPHAN sobre o início das obras de recuperação.

O prefeito Toninho Andrada enalteceu o gesto da família Cordeiro como “um ato de desprendimento incomum e de enorme sensibilidade cultural, que merece o reconhecimento e aplausos de toda a sociedade”. Para ele, a partir de agora “teremos plenas condições de colocar um fim na longa agonia deste histórico e belíssimo imóvel”.

O prefeito Toninho Andrada assinou Termo de Comodato e de Cessão de Uso por 21 anos com os proprietários da histórica Fazenda do Registro Velho, que, sob o domínio público poderá ser recuperada pelo IPHAN em parceria com o município. Foi um passo importante para a recuperação da Fazenda, cujo estado de abandono está transformando-a em ruínas.

Após entendimentos com a família Cordeiro, proprietária do imóvel, que é tombado como Patrimônio Histórico Nacional, foi assinado um Termo de Comodato pelo qual o município de Barbacena tem a cessão de uso do imóvel por 21 anos, com a promessa de doação definitiva. A cessão compreende uma área de 1.740 metros quadrados, na qual está localizada a casa-sede da histórica Fazenda, ficando o restante do terreno na posse da família Cordeiro. O documento que dá a posse do imóvel ao município, foi encaminhado à superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), Michele Arroyo, em Belo Horizonte.

Acompanhado do vice-presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (AGIR), Edson Brandão, o prefeito Toninho Andrada esteve pessoalmente no órgão, ocasião em que tratou das possibilidades de parceria para o início da recuperação do imóvel. A iniciativa da Prefeitura de Barbacena vai permitir que a entidade nacional inicie os trabalhos de recuperação do casarão, cujo empecilho era de que o imóvel pertencia a um proprietário particular, o que impediria investimentos públicos. Com o Termo de Comodato, o imóvel passa para a posse do município, sendo considerado um bem público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...