Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIO DE BARBACENA ASSUME POSSE DA FAZENDA DO REGISTRO VELHO

A Fazenda do Registro Velho, em Barbacena, nas Vertentes, é um dos imóveis mais importantes do interior de Minas Gerais. O local foi utilizado no século XVIII para fiscalizar o ouro que circulava pela Estrada Real, sendo posteriormente residência de inconfidente e palco de inúmeros encontros políticos de relevância nacional. Tombada também como Patrimônio Municipal, a Fazenda tem mais de 300 anos e representa uma parte importante da historiografia mineira.

Em precário estado de conservação, a casa-sede da Fazenda foi coberta com estruturas de lona e metálica por duas vezes nos últimos anos por ordem da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público, tentativas que não lograram êxito. Agora, com a posse do imóvel, o município de Barbacena deve começar com serviços básicos de limpeza nas próximas semanas, enquanto aguarda um posicionamento do IPHAN sobre o início das obras de recuperação.

O prefeito Toninho Andrada enalteceu o gesto da família Cordeiro como “um ato de desprendimento incomum e de enorme sensibilidade cultural, que merece o reconhecimento e aplausos de toda a sociedade”. Para ele, a partir de agora “teremos plenas condições de colocar um fim na longa agonia deste histórico e belíssimo imóvel”.

O prefeito Toninho Andrada assinou Termo de Comodato e de Cessão de Uso por 21 anos com os proprietários da histórica Fazenda do Registro Velho, que, sob o domínio público poderá ser recuperada pelo IPHAN em parceria com o município. Foi um passo importante para a recuperação da Fazenda, cujo estado de abandono está transformando-a em ruínas.

Após entendimentos com a família Cordeiro, proprietária do imóvel, que é tombado como Patrimônio Histórico Nacional, foi assinado um Termo de Comodato pelo qual o município de Barbacena tem a cessão de uso do imóvel por 21 anos, com a promessa de doação definitiva. A cessão compreende uma área de 1.740 metros quadrados, na qual está localizada a casa-sede da histórica Fazenda, ficando o restante do terreno na posse da família Cordeiro. O documento que dá a posse do imóvel ao município, foi encaminhado à superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), Michele Arroyo, em Belo Horizonte.

Acompanhado do vice-presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (AGIR), Edson Brandão, o prefeito Toninho Andrada esteve pessoalmente no órgão, ocasião em que tratou das possibilidades de parceria para o início da recuperação do imóvel. A iniciativa da Prefeitura de Barbacena vai permitir que a entidade nacional inicie os trabalhos de recuperação do casarão, cujo empecilho era de que o imóvel pertencia a um proprietário particular, o que impediria investimentos públicos. Com o Termo de Comodato, o imóvel passa para a posse do município, sendo considerado um bem público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho