Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA PÚBLICA É GARGALO EM MINAS

Declarações do atual governador de Minas, Antônio Anastasia, veiculadas no jornal Hoje em Dia do último dia 23, revelam que o PSDB elegeu a “educação” e a “segurança pública” como temas prioritários para as disputas ao governo federal e estadual. Tal escolha revela o alto grau de dificuldade que os tucanos terão nas eleições de 2014. Mostrar resultados positivos que convençam os eleitores de que o PSDB realiza boa gestão e detém os melhores programas nestas áreas exigirá, no mínimo, uma boa dose de malabarismo estatístico.

À frente do governo de Minas nos últimos 12 anos, os tucanos apresentam resultados desastrosos na segurança pública e na educação. É inevitável - e didático - que a atuação do PSDB nestas áreas seja objeto de análise dos eleitores: eis o desafio imposto aos candidatos Aécio Neves e Pimenta da Veiga.

O próprio governo de Minas, por meio de sua secretaria de Defesa Social (Seds), revela que não será nada fácil a tarefa de hastear a bandeira da segurança pública como legado positivo do PSDB. Dados do Informativo de Criminalidade e Violência 2013, divulgados pela Seds, mostram que a violência em Minas Gerais foi a maior dos últimos 8 anos. 
 
Desde 2005, quando 3.825 perderam a vida de forma criminosa, Minas Gerais não registrava um número tão expressivo de homicídios. No ano passado, este número saltou para 4.163. Além dos óbitos, as ocorrências de roubos, extorsões e estupros também apresentaram índices alarmantes.

Também desalentadores para a coordenação de campanha e marqueteiros do PSDB, os números oficiais do relatório Indicadores do Acordo de Resultados 2013, elaborado pelo Centro Integrado de Informação de Defesa Social (Cinds), mostram que Minas Gerais não cumpriu a meta de redução de crimes violentos. 
 
A meta estabelecida no Indicadores do Acordo de Resultados, e pactuada entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e os órgãos de segurança, como polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, estabelecia uma taxa de 336.60 crimes violentos por 100 mil habitantes. No entanto, 2013 fechou com um índice de 430,01.

Segundo o jornal O Tempo, que conseguiu acesso exclusivo aos dados do relatório, todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado tiveram aumento nesse tipo de ocorrência e nenhuma delas conseguiu baixar o índice ao nível estipulado pelos órgãos de defesa social.

Especialistas em segurança pública apontam a má gestão do governo de Minas na organização das polícias civil e militar, que não trabalham de forma integrada no estado, como uma das causas dos preocupantes índices de violência. Os baixos salários, a falta de efetivo e o sucateamento das polícias, que hoje dependem das prefeituras para atender necessidades básicas como o abastecimento e manutenção das viaturas, são outros legados do PSDB na segurança pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho