Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA PÚBLICA É GARGALO EM MINAS

Declarações do atual governador de Minas, Antônio Anastasia, veiculadas no jornal Hoje em Dia do último dia 23, revelam que o PSDB elegeu a “educação” e a “segurança pública” como temas prioritários para as disputas ao governo federal e estadual. Tal escolha revela o alto grau de dificuldade que os tucanos terão nas eleições de 2014. Mostrar resultados positivos que convençam os eleitores de que o PSDB realiza boa gestão e detém os melhores programas nestas áreas exigirá, no mínimo, uma boa dose de malabarismo estatístico.

À frente do governo de Minas nos últimos 12 anos, os tucanos apresentam resultados desastrosos na segurança pública e na educação. É inevitável - e didático - que a atuação do PSDB nestas áreas seja objeto de análise dos eleitores: eis o desafio imposto aos candidatos Aécio Neves e Pimenta da Veiga.

O próprio governo de Minas, por meio de sua secretaria de Defesa Social (Seds), revela que não será nada fácil a tarefa de hastear a bandeira da segurança pública como legado positivo do PSDB. Dados do Informativo de Criminalidade e Violência 2013, divulgados pela Seds, mostram que a violência em Minas Gerais foi a maior dos últimos 8 anos. 
 
Desde 2005, quando 3.825 perderam a vida de forma criminosa, Minas Gerais não registrava um número tão expressivo de homicídios. No ano passado, este número saltou para 4.163. Além dos óbitos, as ocorrências de roubos, extorsões e estupros também apresentaram índices alarmantes.

Também desalentadores para a coordenação de campanha e marqueteiros do PSDB, os números oficiais do relatório Indicadores do Acordo de Resultados 2013, elaborado pelo Centro Integrado de Informação de Defesa Social (Cinds), mostram que Minas Gerais não cumpriu a meta de redução de crimes violentos. 
 
A meta estabelecida no Indicadores do Acordo de Resultados, e pactuada entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e os órgãos de segurança, como polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, estabelecia uma taxa de 336.60 crimes violentos por 100 mil habitantes. No entanto, 2013 fechou com um índice de 430,01.

Segundo o jornal O Tempo, que conseguiu acesso exclusivo aos dados do relatório, todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado tiveram aumento nesse tipo de ocorrência e nenhuma delas conseguiu baixar o índice ao nível estipulado pelos órgãos de defesa social.

Especialistas em segurança pública apontam a má gestão do governo de Minas na organização das polícias civil e militar, que não trabalham de forma integrada no estado, como uma das causas dos preocupantes índices de violência. Os baixos salários, a falta de efetivo e o sucateamento das polícias, que hoje dependem das prefeituras para atender necessidades básicas como o abastecimento e manutenção das viaturas, são outros legados do PSDB na segurança pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...