Pular para o conteúdo principal

INÍCIO DA COLETA SELETIVA EM TRÊS PONTAS JÁ TEM DATA MARCADA

A partir do dia 22 de Abril começa em Três Pontas, no Sul de Minas, o projeto da Coleta Seletiva Solidária. Esse projeto surgiu em parceria com o Projeto Novo Ciclo, após um estudo de estruturas e de modelos de coletas em outras cidades e visa recolher os materiais recicláveis.

Essa coleta será implantada primeiramente nos bairros Santa Edwirges, Santa Inês, Santa Margarida, Meia Pataca, Padre Victor, Vila Romana, São José, Século, Santa Marta, Cidade Jardim, Peret, Eucaliptos, Bela Vista, Jardim Greenville, São Francisco e Vila Marília. Essa é só a primeira fase do projeto, que aos poucos atenderá a cidade inteira.

O caminhão que fará a coleta passará na terça-feira, portanto, o lixo convencional não deve ser colocado na rua nesse dia, somente o material reciclável. Nos outros dias da semana a coleta do lixo será normal.

O recolhimento será feito através dos catadores de materiais que desejam se juntar ao projeto, e posteriormente será vendida diretamente às empresas de recolhimento, evitando assim os atravessadores. Isso fará com que eles consigam arrecadar mais, e conseqüentemente aumentar os rendimentos destes trabalhadores.

Esse sistema virá por setores, para corrigir possíveis imprevistos que possam acontecer durante essa implantação, e assim quando estender para o resto da cidade as equipes já estarão preparadas para possíveis questões que possam surgir.

Pensando na estrutura da coleta, foi construído um galpão para separação e armazenamento dos materiais e também um caminhão, uma prensa e balança. Os recursos conseguidos para esta estrutura fazem parte de um projeto feito pela Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar), e entregue à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e são específicos para melhoria das condições dos catadores de materiais recicláveis, tanto no quesito financeiro, quanto nas condições de trabalho.

O dia 15 de Abril é o dia escolhido para comemoração e conscientização para a importância desse projeto, com desfile de fanfarras, apresentação de grupos de teatro, escolas, e diversas atrações que sairão da Prefeitura Municipal de Três Pontas às 09h00 e descerão em passeata para a Praça Cônego Victor, onde chamará a população para participar desse projeto tão importante, visto a situação que se encontra o planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.