Pular para o conteúdo principal

REGINA CIOFFI ALERTA PARA CRISE NO SETOR MINERAL

A vereadora Regina Cioffi (PPS) acompanha, desde 2009, o comportamento do setor mineral no município, através de estudos com base no recolhimento da Contribuição Financeira Sobre a Exploração Mineral (CFEM). Nos últimos anos, a parlamentar alertou o Executivo diversas vezes para a necessidade de uma atenção maior com esse setor, que emprega em todo o ciclo de produção, desde a extração até a obtenção do produto acabado, um grande número de trabalhadores.

Recentemente, ao usar a tribuna da Câmara Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Regina comentou sobre a crise enfrentada pelo setor mineral em Poços. “O setor mineral em nosso município vem enfrentando, há algum tempo, uma crise cuja tendência é piorar por vários motivos. O primeiro é que nossas reservas de bauxita estão sendo consumidas há mais de 100 anos e logo estarão exauridas, restando apenas aquelas de baixo teor e economicamente menos viável.

A tendência das empresas é buscar esse insumo em outras regiões. O segundo é que o custo da energia elétrica é muito elevado no Brasil e esse fator se constitui num dos principais entraves para a produção do alumínio. O terceiro é o comportamento instável no mercado internacional”, declarou a vereadora.

Segundo a legisladora, as exportações de bauxita calcinada e “in natura” de Poços também sofreram drástica redução em relação a 2012, em função da retração dos preços no mercado internacional. A parlamentar ressaltou que caso as exportações continuem em uma curva decrescente a crise pode aumentar nesse setor, com graves implicações sociais e mais demissões de empregados nesse setor. “Não estou fazendo declarações terroristas, apenas tentando mostrar, desde o ano passado, que uma crise poderia estar se instalando em função dos números apresentados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral[ DNPM]. Infelizmente, não houve sensibilidade das nossas autoridades em tentar atenuar essa crise com ações emergenciais. Felizmente, em 2014, o quadro está mostrando uma tendência de sensível melhoria nas exportações e uma arrecadação da CFEM acima daquela ocorrida no ano passado”, disse.

Com relação à Alcoa, Regina pontuou que as demissões decorrentes da desativação de linhas de produção irão afetar toda a economia local. “Sobre as demissões na Alcoa, além do problema social que poderá ocorrer, existem outros fatores que vão afetar toda a economia local, inclusive para a própria administração que terá menos recursos em caixa devido à redução de repasses do ICMS e de valores advindos do Fundo de Participação dos Municípios. Se o município já está em situação difícil a tendência é piorar”, afirmou.

Ainda sobre as demissões, a parlamentar destacou que existirá um impacto direto no recolhimento do ISSQN e de outros tributos, além de atingir diretamente o setor de Saúde, uma vez que os demitidos poderão não ter o atendimento de convênios e buscarão na rede pública o acolhimento necessário. Outro setor que poderá ficar sobrecarregado, de acordo com a vereadora, é a Educação.

“Os filhos desses funcionários que estudam em escolas particulares deverão migrar para o sistema público, ampliando ainda mais a necessidade de novas vagas nas escolas e CEIs. Espero que a crise possa ser equacionada dentro de pouco tempo e que as autoridades estaduais e municipais se unam em busca de soluções no sentido de atenuar problemas para essas famílias e para a própria economia local. Mais uma vez, fica o alerta para o planejamento estratégico, com visão de futuro, para que o município se prepare para as adversidades que ainda estão por vir, bem como para o seu crescimento e desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho