Pular para o conteúdo principal

REGINA CIOFFI ALERTA PARA CRISE NO SETOR MINERAL

A vereadora Regina Cioffi (PPS) acompanha, desde 2009, o comportamento do setor mineral no município, através de estudos com base no recolhimento da Contribuição Financeira Sobre a Exploração Mineral (CFEM). Nos últimos anos, a parlamentar alertou o Executivo diversas vezes para a necessidade de uma atenção maior com esse setor, que emprega em todo o ciclo de produção, desde a extração até a obtenção do produto acabado, um grande número de trabalhadores.

Recentemente, ao usar a tribuna da Câmara Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Regina comentou sobre a crise enfrentada pelo setor mineral em Poços. “O setor mineral em nosso município vem enfrentando, há algum tempo, uma crise cuja tendência é piorar por vários motivos. O primeiro é que nossas reservas de bauxita estão sendo consumidas há mais de 100 anos e logo estarão exauridas, restando apenas aquelas de baixo teor e economicamente menos viável.

A tendência das empresas é buscar esse insumo em outras regiões. O segundo é que o custo da energia elétrica é muito elevado no Brasil e esse fator se constitui num dos principais entraves para a produção do alumínio. O terceiro é o comportamento instável no mercado internacional”, declarou a vereadora.

Segundo a legisladora, as exportações de bauxita calcinada e “in natura” de Poços também sofreram drástica redução em relação a 2012, em função da retração dos preços no mercado internacional. A parlamentar ressaltou que caso as exportações continuem em uma curva decrescente a crise pode aumentar nesse setor, com graves implicações sociais e mais demissões de empregados nesse setor. “Não estou fazendo declarações terroristas, apenas tentando mostrar, desde o ano passado, que uma crise poderia estar se instalando em função dos números apresentados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral[ DNPM]. Infelizmente, não houve sensibilidade das nossas autoridades em tentar atenuar essa crise com ações emergenciais. Felizmente, em 2014, o quadro está mostrando uma tendência de sensível melhoria nas exportações e uma arrecadação da CFEM acima daquela ocorrida no ano passado”, disse.

Com relação à Alcoa, Regina pontuou que as demissões decorrentes da desativação de linhas de produção irão afetar toda a economia local. “Sobre as demissões na Alcoa, além do problema social que poderá ocorrer, existem outros fatores que vão afetar toda a economia local, inclusive para a própria administração que terá menos recursos em caixa devido à redução de repasses do ICMS e de valores advindos do Fundo de Participação dos Municípios. Se o município já está em situação difícil a tendência é piorar”, afirmou.

Ainda sobre as demissões, a parlamentar destacou que existirá um impacto direto no recolhimento do ISSQN e de outros tributos, além de atingir diretamente o setor de Saúde, uma vez que os demitidos poderão não ter o atendimento de convênios e buscarão na rede pública o acolhimento necessário. Outro setor que poderá ficar sobrecarregado, de acordo com a vereadora, é a Educação.

“Os filhos desses funcionários que estudam em escolas particulares deverão migrar para o sistema público, ampliando ainda mais a necessidade de novas vagas nas escolas e CEIs. Espero que a crise possa ser equacionada dentro de pouco tempo e que as autoridades estaduais e municipais se unam em busca de soluções no sentido de atenuar problemas para essas famílias e para a própria economia local. Mais uma vez, fica o alerta para o planejamento estratégico, com visão de futuro, para que o município se prepare para as adversidades que ainda estão por vir, bem como para o seu crescimento e desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...