Pular para o conteúdo principal

TURISMO FERROVIÁRIO

A ONG Amigos do Trem e a Prefeitura de Barbacena, nas Vertentes, anunciaram, no início desta semana, novidades sobre o aguardado início da operação do Trem Turístico Expresso Pai da Aviação e novos investimentos visando às várias ações do Programa de Turismo Ferroviário, a ser implantado na cidade. 
 
Segundo o vice-presidente adjunto da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), Edson Brandão, as ações passam pela reforma do prédio da Estação Ferroviária, a ativação do Expresso Pai da Aviação e a instalação de dois vagões-restaurante defronte à Estação Ferroviária, complementando o conjunto que pretende dotar a cidade desse atrativo para a população local e os turistas.

Segundo Brandão, o prefeito Toninho Andrada reuniu-se recentemente com a direção da empresa MRS, no Rio de Janeiro, e ficou acertado que os testes com a litorina reformada pela ONG Amigos do Trem vão começar ainda neste mês, para se definir trajeto, duração das viagens e outros detalhes. Um Contrato de Operação Específica (COE) vai ser firmado entre a Prefeitura, a ONG e a concessionária privada, que utiliza a ferrovia para transporte de cargas desde 1997. 
 
O veículo automotriz, com capacidade para 76 passageiros, ficará estacionado no pátio ferroviário da empresa Holcim, em Barbacena, e sairá nos de semana e feriados para as viagens. O valor das passagens ainda não foi definido.

Estação e carros-restaurante - Enquanto o Expresso não sai, a ONG Amigos do Trem confirmou que já dispõe de recursos para restaurar dois carros-restaurante, que depois de revitalizados, serão estacionados na Estação Ferroviária de Barbacena, como atrativos. Os dois vagões foram cedidos em comodato pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a verba de 344 mil reais foi liberada pelo Governo de Minas, através do Fundo de Direitos Difusos. 
 
Há 18 anos estacionados em um pátio da antiga Rede Ferroviária Federal, em Juiz de Fora, os vagões têm acabamento requintado, Divulgação com mesas de mármore, mobiliário de madeira, estofados e refletem os anos dourados do Trem de Prata, que circulou entre o Rio de Janeiro e São Paulo até 1998. Segundo Paulo, os trabalhos de restauro dos vagões devem durar cerca de seis meses. Só depois de concluídos é que os vagões serão trazidos para Barbacena. 
 
Quanto à Estação Ferroviária, que há mais de dez anos não tem qualquer manutenção, o prefeito Toninho Andrada afirma que o município estará buscando apoio externo para sua recuperação. O prefeito também informou que está correndo no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um processo para a cessão definitiva do prédio da estação para o município, o que vai facilitar a obtenção de recursos para sua manutenção e alternativas para a sustentação do conjunto arquitetônico, com mais de 80 anos de uso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...