Pular para o conteúdo principal

TURISMO FERROVIÁRIO

A ONG Amigos do Trem e a Prefeitura de Barbacena, nas Vertentes, anunciaram, no início desta semana, novidades sobre o aguardado início da operação do Trem Turístico Expresso Pai da Aviação e novos investimentos visando às várias ações do Programa de Turismo Ferroviário, a ser implantado na cidade. 
 
Segundo o vice-presidente adjunto da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), Edson Brandão, as ações passam pela reforma do prédio da Estação Ferroviária, a ativação do Expresso Pai da Aviação e a instalação de dois vagões-restaurante defronte à Estação Ferroviária, complementando o conjunto que pretende dotar a cidade desse atrativo para a população local e os turistas.

Segundo Brandão, o prefeito Toninho Andrada reuniu-se recentemente com a direção da empresa MRS, no Rio de Janeiro, e ficou acertado que os testes com a litorina reformada pela ONG Amigos do Trem vão começar ainda neste mês, para se definir trajeto, duração das viagens e outros detalhes. Um Contrato de Operação Específica (COE) vai ser firmado entre a Prefeitura, a ONG e a concessionária privada, que utiliza a ferrovia para transporte de cargas desde 1997. 
 
O veículo automotriz, com capacidade para 76 passageiros, ficará estacionado no pátio ferroviário da empresa Holcim, em Barbacena, e sairá nos de semana e feriados para as viagens. O valor das passagens ainda não foi definido.

Estação e carros-restaurante - Enquanto o Expresso não sai, a ONG Amigos do Trem confirmou que já dispõe de recursos para restaurar dois carros-restaurante, que depois de revitalizados, serão estacionados na Estação Ferroviária de Barbacena, como atrativos. Os dois vagões foram cedidos em comodato pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a verba de 344 mil reais foi liberada pelo Governo de Minas, através do Fundo de Direitos Difusos. 
 
Há 18 anos estacionados em um pátio da antiga Rede Ferroviária Federal, em Juiz de Fora, os vagões têm acabamento requintado, Divulgação com mesas de mármore, mobiliário de madeira, estofados e refletem os anos dourados do Trem de Prata, que circulou entre o Rio de Janeiro e São Paulo até 1998. Segundo Paulo, os trabalhos de restauro dos vagões devem durar cerca de seis meses. Só depois de concluídos é que os vagões serão trazidos para Barbacena. 
 
Quanto à Estação Ferroviária, que há mais de dez anos não tem qualquer manutenção, o prefeito Toninho Andrada afirma que o município estará buscando apoio externo para sua recuperação. O prefeito também informou que está correndo no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um processo para a cessão definitiva do prédio da estação para o município, o que vai facilitar a obtenção de recursos para sua manutenção e alternativas para a sustentação do conjunto arquitetônico, com mais de 80 anos de uso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...