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CONCESSIONÁRIA VAI CONSTRUIR VIA EXPRESSA ENTRE CONTAGEM E BETIM PARA DESAFOR TRÂNSITO

A Autopista Fernão Dias está promovendo melhorias ao longo dos 562 quilômetros que ligam a capital paulista à capital mineira. Na região metropolitana de Belo Horizonte, a Concessionária está realizando melhorias em um acesso existente: no km 501,6 (pista Sul), e duas melhorias de interseção: no km 495,670 e no km 480,565. Também estão em construção 2,35 quilômetros de terceiras faixas: entre o km 504,9 e o km 506,210, e do km 503,860 ao km 504,9, ambos na pista Norte, além da execução de 14 ruas laterais em pista simples, entre o km 486,254 e o km 506,340.

Ainda na região entre Contagem e Igarapé, a concessionária construiu o Contorno de Betim – entregue em outubro de 2013; cinco ruas laterais – no total de 2,77quilômetros; promoveu melhorias em 10 acessos existentes, 6 pontes, 6 (passagens superiores) viadutos e 18 passagens inferiores; implantou 19 passarelas e reformou 12 existentes; e instalou sistema de controle de velocidade e 805 postes de iluminação em áreas urbanas, trevos, vias laterais, passarelas, acessos, ponto de ônibus e passagens inferiores.

Entre as outras melhorias realizadas no trecho, estão a recuperação de 55 quilômetros de pavimento; a instalação de quatro mil placas de sinalização; e a recuperação de 85,4, quilômetros de sinalização horizontal (pintura de faixas) e implantação de 25.058 mil tachas refletivas na pista.

O viaduto do km 484,7, na região de Betim, também passou por obras alargamento e reforço tanto na pista Norte (sentido Belo Horizonte) quanto na pista Sul (sentido São Paulo). Com isso, teve sua capacidade ampliada e, hoje, proporciona mais segurança aos usuários e mais fluidez para o tráfego da região - cerca de 150 mil veículos por dia.

Uma série de obras para melhorar o tráfego e a segurança na BR-381/MG
Ainda este ano, a Concessionária dotará a BR-381/MG de um trecho de via expressa com três faixas de rolamento, entre o km 477 e o km 490 (entre Contagem e Betim), transferindo para as vias marginais o trânsito local e os pontos de ônibus. Com a obra, os usuários da rodovia e os moradores da região terão mais segurança, enquanto o tráfego de longa distância ganhará mais fluidez. Os serviços deverão ser iniciados em setembro de 2014, com investimento aproximado de R$ 33,5 milhões.

Também está prevista para ser iniciada em 2014, a construção de um dispositivo em desnível (trevo) que dará acesso ao município de Betim, no km 494. O trevo fará a interligação entre os lados leste e oeste da cidade. A obra é uma reivindicação datada da década de 1990. No km 506, na região de São Joaquim de Bicas, a Concessionária também irá construir um dispositivo em desnível (trevo), que possibilitará movimentos de retorno e acesso a bairros da cidade, o que não mais será feito pela passagem inferior do Rio do Vale do Paraopeba.

Na região de Igarapé e Itaguara, ainda serão executados 22 quilômetros de terceiras faixas nas pistas Norte e Sul. Em todas as obras, será implantada uma sinalização especial e reforçada, para orientar moradores e usuários.

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