Pular para o conteúdo principal

DITADURA, UNIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS

O Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) promoverá na próxima quarta-feira, 21, uma palestra sobre o tema "Ditadura, universidade e direitos humanos: o papel da Arqueologia da repressão e da resistência",que será ministrada pelo conferencista convidado, professor Pedro Paulo Funari, da Universidade de Campinas (Unicamp).

De acordo com informações da Diretoria do ICHL, a palestra terá início com a explicitação da abordagem adotada, a partir de uma perspectiva da História da Ciência fundada nas relações sociais. Em seguida, ressaltará o contexto histórico e social da violência no mundo contemporâneo, em geral, com destaque para o âmbito latino-americano e brasileiros durante a Guerra Fria. As ditaduras produziram efeitos deletérios nas sociedades e nas universidades. A

 retomada do estado de direito e as mudanças na ciência, com seu maior engajamento com a sociedade, viu o florescimento de abordagens críticas. A Arqueologia passou, já na década de 1980, a estudar os vestígios materiais das ditaduras. No Brasil, essas perspectivas tardaram mais para se desenvolver, mas têm sido importantes desde a década de 1990. A conclusão envolverá as perspectivas abertas para o estudo da repressão e da resistência pela Arqueologia.

A palestra integra as atividades do ICHL a respeito dos 50 anos do golpe de estado que instalou a ditadura militar no Brasil.

O professor convidado, Pedro Paulo Funari (Unicamp), é historiador com doutorado em Arqueologia pela USP. É co-organizador, dentre outros, de Arqueologia da repressão e da resistência: América Latina na era das ditaduras (1960-1980). São Paulo: Annablume, 2008, obra originalmente publicada em espanhol, na Argentina, pela Universidad Nacional de Catamarca, 2006, e editada posteriormente em inglês sob o título Memories from Dakrness: Archaeology of Repression and Resistance in Latin America. Nova Iorque: Springer, 2009. 

O evento acontecerá na sala R-101, a partir das 19h, campus sede em Alfenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.