Pular para o conteúdo principal

LAVRAS RECEBE O MAIOR SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DE MINAS GERAIS

Joel Sugano media debate com  Evaldo Vilela, Marcelo Mello e Fernando Barros
“O importante é ser ousado”. Esta frase marcou a primeira palestra do V Seminário de Empreendedorismo e Inovação (Siminove), realizado ontem, quarta-feira, 14, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Com esta expressão o professor Sérgio Perussi, assessor Educacional da Agência USP de Inovação, destacou como deve ser o perfil de um empreendedor.

O mediador do evento, professor Joel Yutaka Sugano, do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA, também ressaltou a importância do papel das instituições de ensino superior na motivação e auxílio aos futuros empreendedores. “A universidade precisa estar mergulhada em um ambinete que propicia a inovação”, enfatizou.

O Siminove promove a cultura do empreendedorismo acadêmico e a inovação tecnológica nas universidades de Minas Gerais. Marcelo Mello, fundador e CEO da STA e um dos palestrantes do evento conhece bem o desafio de empreender. A empresa dele desenvolve tecnologias e soluções para o processo de carbonização, que vão desde consultorias e softwares, além de produtos mecânicos e eletrônicos. Com resultados expressivos, a STA já trabalhou com grandes empresas como, por exemplo, Aperam, Gerdau, ArcelorMittal, Rima, entre outras. A empresa foi escolhida como a melhor startup do estado de Minas Gerais durante a E-Week, no ano passado e reside no Parque Tecnólogio de Belo Horizonte, o BHTec.

Outra presença de destaque no seminário realizado na Ufla, é a do professor Henrique Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), que falou sobre o tema Interação ICT-Empresa. Lemes foi palestrante da Campus Party Brasil 2014, considerado o maior evento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo.

Sucesso
Com o Salão de Convenções lotadao, o V Seminário de Empreendedorismo e Inovação foi sucesso. Todos os palestrantes ficaram surpresos e contentes com os mais de 400 inscritos no evento, contando com a presença de universitários de outros municípios, como São João Del Rei. O professor Sérgio Perussi, da USP, ficou encantado em ver o auditório lotado em plena quatro horas da tarde de um dia letivo. Outros fatores que marcaram o evento, foi a sintonia, até informal, entre palestrantes e plateia. O professor Joel Sugano, da Ufla, surpreendeu como mediador dos debates, utilizando de recursos digitais, por meio do qual pessoas via Twitter e Facebook enviavam perguntas. 

A interativa foi uma das marcas do Siminove. A equipe do Sistema Mineiro de Inovação, jornalistas, organizadores, derão um show, com o evento sendo transmitido em tempo real via Youtube e atualizações minuto a minuto via Twitter e Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.