Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ASSEMBLEIA DISCUTE CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE POUSO ALEGRE

A criação da Região Metropolitana do Sul de Minas – região de Pouso Alegre – será tema de uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira, às 14 horas, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Comporão esta Região – de acordo com o Projeto de Lei Complementar n° 46/2013 - os municípios de Pouso Alegre, Borda da Mata, Congonhal, Estiva e Santa Rita do Sapucaí.

Atualmente, em Minas Gerais, existem duas regiões metropolitanas constituídas legalmente: a de Belo Horizonte e a do Vale do Aço. Elas foram criadas para formular e executar um plano diretor metropolitano com alcance de médio e longo prazo.

Com a elaboração de um Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado – previsto na Constituição Estadual – o crescimento da região acontece de maneira ordenada, com desenvolvimento econômico e social e a partilha dos benefícios deste crescimento entre os municípios componentes. Outra vantagem é a criação de uma Agência de Desenvolvimento, com caráter técnico e executivo, envolvendo os municípios da região metropolitana e do colar metropolitano.

Além das cidades que deverão integrar a Região Metropolitana do Sul de Minas, o colar metropolitano será formado por 42 cidades: Bom Repouso, Brazópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Careaçu, Camanducaia, Cambuí, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Consolação, Cordislândia, Córrego do Bom Jesus, Cristina, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Espírito Santo do Dourado, Extrema, Gonçalves, Heliodora, Ipuiúna, Itapeva, Maria da Fé, Marmelópolis, Munhoz, Natércia, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São José do Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Sapucaí-Mirim, Senador Amaral, Senador José Bento, Silvianópolis, Tocos do Moji, Toledo, Turvolândia, Virgínia e Wenceslau Braz. No total, a região envolve quase 600 mil habitantes.

Organizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater com a população sulmineira a criação desta Região Metropolitana, a audiência deverá contar com a presença de prefeitos da região, o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Samy Kopit, e o diretor da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Thales Alves. “Nossa principal meta é ouvir a população da região e poder debater, de forma democrática, o desenvolvimento regional e a criação desta região metropolitana e seus benefícios aos municípios envolvidos”, destaca Ulysses Gomes.

Região Metropolitana
O tema da gestão metropolitana tem assumido crescente importância, uma vez caracterizada pelo processo acelerado de urbanização pelo qual o Brasil tem passado nas últimas décadas. Com este crescimento urbano, também aumentam os problemas a serem enfrentados que, cada vez mais, devem ser encarados com a participação conjunta dos poderes municipais da região, como também pelas esferas estadual e federal. Desse modo, a resolução destes entraves deve visar um arranjo que envolva os três níveis de governo – municipal,estadual e federal.

Desenvolvimento Regional
A região de Pouso Alegre, nos últimos anos, tem sido impulsionada pelo desenvolvimento econômico, constituindo-se uma das regiões mais promissoras de Minas e, até mesmo, do Brasil. Um dos fatores que impulsionam este desenvolvimento é a instalação de grandes indústrias nacionais e internacionais. Uma delas é a chinesa XCMG, uma das maiores produtoras do mundo de máquinas pesadas. O deputado estadual Ulysses Gomes tem participação nesta atração de grandes fábricas para a região. 
 
No ano passado, o parlamentar liderou uma comitiva de prefeitos do Sul de Minas, que visitou a cidade de Xuzhou. O resultado da viagem foi a assinatura de termo de cooperação entre estes municípios e a cidade chinesa, possibilitando a abertura para futuras relações culturais e econômicas. Além disso, Ulysses acompanha as instalações da empresa em Pouso Alegre, com o prefeito Agnaldo Perugini, tendo participado do lançamento da pedra fundamental das obras da unidade na cidade.

Nesta sexta-feira, 6, em Pouso Alegre, a maior fabricante da China de máquinas para construção inaugura sua primeira linha de produção fora do país. A unidade da Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) fica à beira da Fernão Dias e é um empreendimento de US$ 200 milhões. A unidade prevê 1500 empregos que, segundo a gerência da empresa, terá maioria de brasileiros nos cargos. A fábrica ocupa uma área de 800 mil m² e terá a capacidade de produzir 7 mil máquinas por ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...