Pular para o conteúdo principal

100 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

No dia 15 de julho, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília - DF, ocorreu a sessão solene em homenagem ao Centenário da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A solenidade foi presidida inicialmente pelo deputado federal Mauro Benevides, um dos mais experientes parlamentares brasileiros, que saudando a todos, destacou a importância desta sessão solene. Na sequência, foi exibido o vídeo institucional apresentando aos presentes os dados e as características da UNIFAL-MG. 

Após o vídeo, o deputado Mauro Benevides passou a presidência da sessão ao deputado federal Geraldo Thadeu, autor do requerimento da solenidade, que proferiu palavras emocionadas sobre o grande valor e a contribuição da UNIFAL-MG na formação de jovens e adultos. "A UNIFAL é uma das Instituições de Ensino Superior mais antigas do Brasil e de excelente nível educacional, competência, que completa 100 anos em 2014, merecedora de todas as homenagens e congratulações.”

A seguir iniciaram-se os pronunciamentos dos parlamentares presentes. O primeiro a discursar foi o deputado Mauro Benevides, seguido pelos senhores deputados Marco Aurelio Ubiali, Fernando Ferro e a deputada Jô Moraes. Todos destacaram a importância da UNIFAL-MG no cenário educacional brasileiro, bem como a relevância do reconhecimento do povo brasileiro, por meio da Câmara Federal, dos trabalhos realizados pela UNIFAL-MG ao longo desses cem anos de vida. 

A palavra foi concedida também ao vereador de Alfenas-MG, Waldemilson Gustavo Bassoto, que em nome da cidade de Alfenas agradeceu e salientou a importância da Universidade para o município de Alfenas e região.

Falando em nome da UNIFAL-MG, o reitor professor Paulo Marcio de Faria e Silva saudou os componentes da mesa de honra, agradeceu a presença de todos os parlamentares e a presença do Sr. Gustavo Balduino, secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). 

“A Andifes é um interlocutor privilegiado das Universidades, principalmente nesta casa legislativa, quando, com muita qualidade, procura interferir ou discutir os projetos mais importantes relacionados à educação superior brasileira. A Andifes é a associação que luta arduamente para conquistas importantes para as Universidades Federais".

Na ocasião, o magnífico reitor da UNIFAL-MG entregou ao deputado Geraldo Thadeu o livro lançado pela ocasião do Centenário, intitulado: “De Efoa a Unifal-MG, – Memórias de 100 anos de história”, que resgata a trajetória da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) até a transformação em Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.