As Gerências de Turismo e de Cultura de Extrema, no Sul de Minas, promoveram o Festival Sabores da Roça – Ano do Queijo, que teve por objetivo incentivar o desenvolvimento do turismo pela divulgação e promoção da gastronomia em Extrema e oferecer uma ótima oportunidade de degustação de pratos elaborados no festival e que foram comercializados pelas diversas entidades presentes no evento.
Participaram desta edição instituições do município sendo que cada uma pode concorrer a partir de um prato. Tais instituições e seus pratos foram respectivamente a Associação dos Artistas e Artesãos de Extrema (Crearte) com o prato Patê de Queijo com Batata Palha, o Sindicato do Produtor Rural com o prato Kut bisMit Kase (Fondue Mineiro), a Projeto Vida e Arte (Proviarte) com o prato Fogazza de Queijo, o Asilo São Vicente de Paula com o prato Creme de Abobora com Queijo, a Casa do Caminho com o prato Pão de Queijo Recheado, o Recanto São Francisco com o prato Frankfurter Wurst do Alemão, o Resgate para Cristo com o prato Baião de Dois, o Lar Espírita Amor e Luz com o prato Brigadeiro de Queijo, o Grupo Renascer com o prato Quiche de Queijo e a Renovação Carismática com o prato Batata Recheada.
Os critérios avaliados foram a apresentação do prato, o sabor e textura dos pratos, a combinação e harmonia e a melhor decoração. Nesta edição do festival a entidade vencedora no quesito melhor prato foi o Sindicato do Produtor Rural, e no quesito melhor decoração foi a Renovação Carismática.
O sucesso deste evento só aconteceu, devido também ao empenho e parceria das empresas Dello, Bauducco Pandurata Alimentos, Alfa Seven Embalagens Indústria e Comércio, Cachaçaria J. J. Carvalho, Cachaçaria Salto do Meio e Kinho-artesão e dos jurados Anaí Grecco e Ulisses Vieira da Alfa Seven, Carlos Ribeiro do 50 Bar e Restaurante, Rodrigo Pereira e André Morais da empresa Companhia 4×4.
Comentários