Pular para o conteúdo principal

CRIMINALIDADE DERRUBA COMPETITIVIDADE DE MINAS

Pesquisa internacional mostra que estado caiu três posições no ranking das regiões mais competitivas do Brasil
O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), lamentou em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a queda de competitividade do estado apontada pela consultoria britânica EIU (Economist Inteligence Unit). Segundo a pesquisa, divulgada pela imprensa, Minas caiu do 3º para o 6º lugar no ranking dos estados mais competitivos do país para receber investimentos. 

Os motivos seriam a alta carga tributária do estado e, principalmente, o aumento dos índices de criminalidade. O estudo, que leva em conta todas as variáveis locais, também mostra que todos os estados do Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), já superaram Minas Gerais.

“Isso se deve à ausência, à inércia, à omissão do governo do estado. Nós vamos corrigir isto criando coordenações regionais de governo, com um olhar atento, carinhoso, voltado pra vida das pessoas, apoiando as prefeituras, as iniciativas empresariais e as iniciativas da sociedade civil para fazer o estado avançar”, afirmou o candidato, que vem defendendo uma administração moderna e descentralizada, baseada nos “territórios de desenvolvimento”.

Candidato a vice-governador na chapa de Pimentel, Antônio Andrade (PMDB) destacou a questão do aumento da violência em Minas Gerais. “A situação está se agravando. Minas precisa reagir contra a violência. Precisamos proteger a vida dos mineiros e preservar o bom ambiente para novos investimentos”, afirmou.

Em discurso na carreata que antecedeu a chegada de Pimentel a Pouco Alegre hoje de manhã, o presidente estadual do PT, deputado estadual Odair Cunha, criticou a queda do estado no ranking internacional e também atribuiu o fato à falta de iniciativa do governo do estado para combater a violência. “O número de homicídios em Minas Gerais cresceu muito em 10 anos. Foi o maior crescimento dos estados do Sudeste, chegando à taxa de quase 25 homicídios por 100 mil pessoas”, disse ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.