Pular para o conteúdo principal

CRIMINALIDADE DERRUBA COMPETITIVIDADE DE MINAS

Pesquisa internacional mostra que estado caiu três posições no ranking das regiões mais competitivas do Brasil
O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), lamentou em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a queda de competitividade do estado apontada pela consultoria britânica EIU (Economist Inteligence Unit). Segundo a pesquisa, divulgada pela imprensa, Minas caiu do 3º para o 6º lugar no ranking dos estados mais competitivos do país para receber investimentos. 

Os motivos seriam a alta carga tributária do estado e, principalmente, o aumento dos índices de criminalidade. O estudo, que leva em conta todas as variáveis locais, também mostra que todos os estados do Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), já superaram Minas Gerais.

“Isso se deve à ausência, à inércia, à omissão do governo do estado. Nós vamos corrigir isto criando coordenações regionais de governo, com um olhar atento, carinhoso, voltado pra vida das pessoas, apoiando as prefeituras, as iniciativas empresariais e as iniciativas da sociedade civil para fazer o estado avançar”, afirmou o candidato, que vem defendendo uma administração moderna e descentralizada, baseada nos “territórios de desenvolvimento”.

Candidato a vice-governador na chapa de Pimentel, Antônio Andrade (PMDB) destacou a questão do aumento da violência em Minas Gerais. “A situação está se agravando. Minas precisa reagir contra a violência. Precisamos proteger a vida dos mineiros e preservar o bom ambiente para novos investimentos”, afirmou.

Em discurso na carreata que antecedeu a chegada de Pimentel a Pouco Alegre hoje de manhã, o presidente estadual do PT, deputado estadual Odair Cunha, criticou a queda do estado no ranking internacional e também atribuiu o fato à falta de iniciativa do governo do estado para combater a violência. “O número de homicídios em Minas Gerais cresceu muito em 10 anos. Foi o maior crescimento dos estados do Sudeste, chegando à taxa de quase 25 homicídios por 100 mil pessoas”, disse ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.