Pular para o conteúdo principal

EM COMPETIÇÃO INÉDITA, ESTUDANTES EDIFICAM PONTES DE MACARRÃO

Em meio a um salão social lotado por alunos e visitantes, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e das Engenharias de Agrimensura e Cartográfica e de Alimentos, do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Câmpus de Inconfidentes, no Sul de Minas, participaramda 1ª Competição de Pontes de Macarrão. 

Eles tinham a missão de pensar e executar a construção de uma ponte capaz de suportar o maior peso. A disputa integra um projeto de extensão, reuniu nove equipes e cada uma foi formada por seis estudantes da instituição e por quatro membros da sociedade. De acordo com o professor de física do Câmpus e idealizador do evento, Marcelo Reis, o objetivo da atividade é motivar os jovens para a elaboração de projetos. 

“Pela brincadeira, queremos inspirar os alunos para elaborar projetos e a maquete é um bom laboratório para isso”, defendeu o docente. Segundo o professor de Mecânica Vetorial, a finalidade do evento é também desenvolver habilidade de análise. “Pretendemos analisar estruturas e desenvolver distribuição de forças e a estática das estruturas”, explicou.

Regras:
Pelas regras da competição, cada ponte deveria tolerar um vão livre de 1,10 metros, ter altura máxima de 0,60 cm e largura de 0,5 a 0,20 cm. A massa de cada construção não podia ultrapassar 1kg e matérias-primas como macarrão e cola foram definidas para a execução da tarefa.

O aluno do 5º período de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Mateus Prado Oliveira, participou do campeonato e disse ter apurado mais o conhecimento sobre cálculos. “Aprendi bastante sobre a construção de treliça. As pontes podem sofrer tração e compressão e percebi a necessidade de fazer cálculos exatos para o bom andamento da edificação”, afirmou o jovem enquanto aguardava a ponte construída por sua equipe ser provada.

A competição acontece em diversas universidades do mundo e o recorde mundial, nas mesmas dimensões, é de 460 kg. No primeiro campeonato do Câmpus, as pontes eram levadas até o palco do salão social e um membro da equipe era o responsável para colocar o peso em um gancho fixado à base da ponte. A edificação deveria tolerar o peso durante 10 segundos. Caso a ponte não fosse destruída pela carga, outros pesos eram acrescentados, até a ponte ruir.

Os estudantes deram nomes às construções e a vencedora foi a “Hexarilla”, nomenclatura em homenagem à busca do hexa campeonato mundial de futebol, pela Seleção Brasileira. A estrutura suportou 61kg. De acordo com a membro da equipe classificada em primeiro lugar, Elizana Maria de Carvalho, estudante do 5º período de Licenciatura em Matemática, o entrosamento da equipe influenciou no resultado. “Foi bastante trabalhoso. Foram dias de trabalho e a cooperação entre os membros da equipe foi decisiva. Estamos muito felizes”, declarou a aluna enquanto comemorava a vitória.

Confira o ranking:
1º) Ponte Hexarilla: 61 kg
2º) Ponte Brasil: 44kg
3º) Ponte do Rio que Cai: 27kg
4º) Ponte Gana: 22 kg (massa 0,998kg. OBS: Menor massa em relação à 5ª colocada)
5º) Ponte Bridge of Pain: 23kg (massa 1,121kg. OBS: Maior massa em relação à 4ª colocada)
6º) Ponte Só o Amor: 21kg
7º) Ponte Torque: 12kg
8º) Ponte Hexa Bridge: 9kg
9º) Ponte Engenhosidade das Araldites: 3kg
por José Valmei Bueno - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...