Pular para o conteúdo principal

EM COMPETIÇÃO INÉDITA, ESTUDANTES EDIFICAM PONTES DE MACARRÃO

Em meio a um salão social lotado por alunos e visitantes, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e das Engenharias de Agrimensura e Cartográfica e de Alimentos, do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Câmpus de Inconfidentes, no Sul de Minas, participaramda 1ª Competição de Pontes de Macarrão. 

Eles tinham a missão de pensar e executar a construção de uma ponte capaz de suportar o maior peso. A disputa integra um projeto de extensão, reuniu nove equipes e cada uma foi formada por seis estudantes da instituição e por quatro membros da sociedade. De acordo com o professor de física do Câmpus e idealizador do evento, Marcelo Reis, o objetivo da atividade é motivar os jovens para a elaboração de projetos. 

“Pela brincadeira, queremos inspirar os alunos para elaborar projetos e a maquete é um bom laboratório para isso”, defendeu o docente. Segundo o professor de Mecânica Vetorial, a finalidade do evento é também desenvolver habilidade de análise. “Pretendemos analisar estruturas e desenvolver distribuição de forças e a estática das estruturas”, explicou.

Regras:
Pelas regras da competição, cada ponte deveria tolerar um vão livre de 1,10 metros, ter altura máxima de 0,60 cm e largura de 0,5 a 0,20 cm. A massa de cada construção não podia ultrapassar 1kg e matérias-primas como macarrão e cola foram definidas para a execução da tarefa.

O aluno do 5º período de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Mateus Prado Oliveira, participou do campeonato e disse ter apurado mais o conhecimento sobre cálculos. “Aprendi bastante sobre a construção de treliça. As pontes podem sofrer tração e compressão e percebi a necessidade de fazer cálculos exatos para o bom andamento da edificação”, afirmou o jovem enquanto aguardava a ponte construída por sua equipe ser provada.

A competição acontece em diversas universidades do mundo e o recorde mundial, nas mesmas dimensões, é de 460 kg. No primeiro campeonato do Câmpus, as pontes eram levadas até o palco do salão social e um membro da equipe era o responsável para colocar o peso em um gancho fixado à base da ponte. A edificação deveria tolerar o peso durante 10 segundos. Caso a ponte não fosse destruída pela carga, outros pesos eram acrescentados, até a ponte ruir.

Os estudantes deram nomes às construções e a vencedora foi a “Hexarilla”, nomenclatura em homenagem à busca do hexa campeonato mundial de futebol, pela Seleção Brasileira. A estrutura suportou 61kg. De acordo com a membro da equipe classificada em primeiro lugar, Elizana Maria de Carvalho, estudante do 5º período de Licenciatura em Matemática, o entrosamento da equipe influenciou no resultado. “Foi bastante trabalhoso. Foram dias de trabalho e a cooperação entre os membros da equipe foi decisiva. Estamos muito felizes”, declarou a aluna enquanto comemorava a vitória.

Confira o ranking:
1º) Ponte Hexarilla: 61 kg
2º) Ponte Brasil: 44kg
3º) Ponte do Rio que Cai: 27kg
4º) Ponte Gana: 22 kg (massa 0,998kg. OBS: Menor massa em relação à 5ª colocada)
5º) Ponte Bridge of Pain: 23kg (massa 1,121kg. OBS: Maior massa em relação à 4ª colocada)
6º) Ponte Só o Amor: 21kg
7º) Ponte Torque: 12kg
8º) Ponte Hexa Bridge: 9kg
9º) Ponte Engenhosidade das Araldites: 3kg
por José Valmei Bueno - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho