Pular para o conteúdo principal

EQUIPE TROIA SE PREPARA PARA MAIS REPRESENTAR A UNIVERSIDADE FEDERAL EM EVENTO DE ROBÓTICA

Equipe Troia voltou dos Estados Unidos com o terceiro lugar na categoria Ligthweight, com o rôbo vitorioso, Aquiles, que nasceu poucos dias antes do início da Olimpíada Internacional de Robótica em Miami
A TROIA, equipe de robótica formada por estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) já se prepara para participar de um dos maiores eventos de robótica da América Latina e o maior do mundo em combate de robôs. O Winter Challenge terá sua 10.ª edição no Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia, no período de 18 a 20 de julho. O evento faz parte do calendário de competições de robótica da RoboCore, empresa organizadora de competições e desenvolvedora de soluções em robótica e encubada pela própria Mauá.

O robô vencedor Aquiles, da categoria Lightweight (27kg), nascido poucos dias antes do campeonato mundial em Miami, deu seus primeiros passos somente dentro da arena, e mesmo sem testes provou ser um grande projeto, com um design arrojado, uma arma temida e uma locomoção ágil. Agora, segundo os integrantes da TROIA, para a Winter Challenge X "promete ser um grande concorrente e até por medo nos seus adversários".

Nesta edição, haverá a participação de 10 equipes mexicanas e a visitação de uma equipe norte-americana que transmitirá a competição ao vivo, pela internet. São 90 equipes e 350 robôs inscritos. “Esses números já representam o dobro da quantidade de participantes do ano passado. Nossa expectativa é de receber cerca de 900 competidores nos três dias de evento”, conta Paulo Lenz, fundador da RoboCore e ex-aluno da Mauá. Outra novidade da competição neste ano é a categoria Desafio Inteligente Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio. “Nossa intenção é organizar a participação de um público mais jovem que já demonstra interesse em robótica”, explica Lenz. 

Modalidades 
O Winter Challenge apresenta seis modalidades de competição: 

Combate de Robôs - modalidade preferida pelo público, dividida nas categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight, Lightweight e Middleweight, com robôs radiocontrolados de até 55 kg. Em rounds de três minutos, os dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada, com uma dinâmica similar ao popular UFC. 

Sumô de robôs - há quatro grupos distintos: mini-sumô com unidades de 500g autônomos, robôs radiocontrolados de até 3 kg, robôs autônomos de até 3 kg e robôs autônomos montados com Lego® de até 1 kg. Todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena. 

Seguidor de Linha - os competidores devem seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo. 

Hockey - o time é composto por três robôs de 6,8Kg, autocontrolados. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido. 

Trekking – um robô autônomo deve ser capaz de encontrar marcos num campo aberto totalmente desconhecido no menor tempo possível. 

Desafio Inteligente Júnior – esta modalidade é exclusivamente destinada aos alunos do ensino fundamental e médio com idade inferior a 18 anos. Nela, o robô autônomo deve identificar a cor da bola e transportá-la até o local com a cor correspondente num trajeto em linha. As quatro bolas são dispostas de maneira diferente a cada rodada e sairá vitorioso o robô que cumprir essa tarefa em menos tempo. 

Evento: Winter Challenge 10.ª edição 
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – IMT (Praça Mauá, 1 – São Caetano do Sul) 
Data: 18 a 20 de julho, das 10h às 20h, com intervalo das 13h às 14h, todos os dias. 
Público: entrada gratuita 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...