Pular para o conteúdo principal

EXPANSÃO COM QUALIDADE

Secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, mostrou-se impressionado com os avanços da UFJF
O secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, visitou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para conhecer alguns avanços da instituição em relação à expansão física e qualitativa. “Sempre que vejo novos prédios sendo construídos em universidades me causa grande satisfação. Não tem o mesmo significado de outras obras. A associação é com mais jovens estudando, mais qualidade nas pesquisas, melhoria na educação e consequente desenvolvimento”, reflete Costa.

A visita acompanhada pelo reitor eleito, Júlio Chebli, teve início nas novas instalações da Faculdade de Medicina e nas obras do Hospital Universitário. Na oportunidade Costa mencionou a importância da adesão da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh): “a proposta desta empresa totalmente pública é muito benéfica para a sociedade. Ter garantia de um hospital do porte deste HU, com atendimento feito 100% pelo SUS e sem possibilidades para convênios, é um ganho imenso para o setor de saúde da cidade”.

O percurso feito por eles contemplou também o novo complexo de eventos da Faculdade de Medicina, com um auditório principal de quase 600 lugares, estrutura para tradução simultânea, quatro salas de 60 lugares reversíveis, podendo transforma-se em duas de 120 cadeiras, além de salas planejadas para exposições, feiras e eventos paralelos. 
Costa acredita que escolha da Ebserh vai garantir o atendimento 100% SUS do novo hospital 

Na sequência, o professor da UFJF e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação/MEC, Paulo Barone, e o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Wilhelm Passarella Freire, se juntaram à comitiva para mostrar o complexo de laboratórios da Física e da Química, as salas de aula do novo prédio e a biblioteca recém inaugurada.

Com três andares, a biblioteca conta com dois infocentros; três salas para videoconferência; nove salas de aula para utilização de monitorias; 17 salas de estudo em grupo; e dois salões de leitura, com mesas redondas para grupos e com estações de estudo individual, com capacidade total para 300 pessoas. A biblioteca também oferece um scanner planetário, rede wi-fi e um acervo de 11.383 títulos, sendo 31.803 exemplares, além de teses e periódicos.

Para fechar a visita, o secretário esteve na obra do Observatório Astronômico e do Planetário, espaço próximo à Praça Cívica, e conheceu detalhes do projeto. O observatório permitirá diversos tipos de contemplação, indo desde detalhes em altíssima definição, como das crateras da Lua, distante em média 384,4 mil quilômetros da Terra, à visualização de uma nebulosa ou galáxia, como Andrômeda, a 2,9 milhões de anos-luz, aproximadamente 27,55 trilhões de quilômetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...