Pular para o conteúdo principal

EXPANSÃO COM QUALIDADE

Secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, mostrou-se impressionado com os avanços da UFJF
O secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, visitou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para conhecer alguns avanços da instituição em relação à expansão física e qualitativa. “Sempre que vejo novos prédios sendo construídos em universidades me causa grande satisfação. Não tem o mesmo significado de outras obras. A associação é com mais jovens estudando, mais qualidade nas pesquisas, melhoria na educação e consequente desenvolvimento”, reflete Costa.

A visita acompanhada pelo reitor eleito, Júlio Chebli, teve início nas novas instalações da Faculdade de Medicina e nas obras do Hospital Universitário. Na oportunidade Costa mencionou a importância da adesão da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh): “a proposta desta empresa totalmente pública é muito benéfica para a sociedade. Ter garantia de um hospital do porte deste HU, com atendimento feito 100% pelo SUS e sem possibilidades para convênios, é um ganho imenso para o setor de saúde da cidade”.

O percurso feito por eles contemplou também o novo complexo de eventos da Faculdade de Medicina, com um auditório principal de quase 600 lugares, estrutura para tradução simultânea, quatro salas de 60 lugares reversíveis, podendo transforma-se em duas de 120 cadeiras, além de salas planejadas para exposições, feiras e eventos paralelos. 
Costa acredita que escolha da Ebserh vai garantir o atendimento 100% SUS do novo hospital 

Na sequência, o professor da UFJF e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação/MEC, Paulo Barone, e o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Wilhelm Passarella Freire, se juntaram à comitiva para mostrar o complexo de laboratórios da Física e da Química, as salas de aula do novo prédio e a biblioteca recém inaugurada.

Com três andares, a biblioteca conta com dois infocentros; três salas para videoconferência; nove salas de aula para utilização de monitorias; 17 salas de estudo em grupo; e dois salões de leitura, com mesas redondas para grupos e com estações de estudo individual, com capacidade total para 300 pessoas. A biblioteca também oferece um scanner planetário, rede wi-fi e um acervo de 11.383 títulos, sendo 31.803 exemplares, além de teses e periódicos.

Para fechar a visita, o secretário esteve na obra do Observatório Astronômico e do Planetário, espaço próximo à Praça Cívica, e conheceu detalhes do projeto. O observatório permitirá diversos tipos de contemplação, indo desde detalhes em altíssima definição, como das crateras da Lua, distante em média 384,4 mil quilômetros da Terra, à visualização de uma nebulosa ou galáxia, como Andrômeda, a 2,9 milhões de anos-luz, aproximadamente 27,55 trilhões de quilômetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.