Pular para o conteúdo principal

EXPANSÃO COM QUALIDADE

Secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, mostrou-se impressionado com os avanços da UFJF
O secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, visitou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para conhecer alguns avanços da instituição em relação à expansão física e qualitativa. “Sempre que vejo novos prédios sendo construídos em universidades me causa grande satisfação. Não tem o mesmo significado de outras obras. A associação é com mais jovens estudando, mais qualidade nas pesquisas, melhoria na educação e consequente desenvolvimento”, reflete Costa.

A visita acompanhada pelo reitor eleito, Júlio Chebli, teve início nas novas instalações da Faculdade de Medicina e nas obras do Hospital Universitário. Na oportunidade Costa mencionou a importância da adesão da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh): “a proposta desta empresa totalmente pública é muito benéfica para a sociedade. Ter garantia de um hospital do porte deste HU, com atendimento feito 100% pelo SUS e sem possibilidades para convênios, é um ganho imenso para o setor de saúde da cidade”.

O percurso feito por eles contemplou também o novo complexo de eventos da Faculdade de Medicina, com um auditório principal de quase 600 lugares, estrutura para tradução simultânea, quatro salas de 60 lugares reversíveis, podendo transforma-se em duas de 120 cadeiras, além de salas planejadas para exposições, feiras e eventos paralelos. 
Costa acredita que escolha da Ebserh vai garantir o atendimento 100% SUS do novo hospital 

Na sequência, o professor da UFJF e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação/MEC, Paulo Barone, e o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Wilhelm Passarella Freire, se juntaram à comitiva para mostrar o complexo de laboratórios da Física e da Química, as salas de aula do novo prédio e a biblioteca recém inaugurada.

Com três andares, a biblioteca conta com dois infocentros; três salas para videoconferência; nove salas de aula para utilização de monitorias; 17 salas de estudo em grupo; e dois salões de leitura, com mesas redondas para grupos e com estações de estudo individual, com capacidade total para 300 pessoas. A biblioteca também oferece um scanner planetário, rede wi-fi e um acervo de 11.383 títulos, sendo 31.803 exemplares, além de teses e periódicos.

Para fechar a visita, o secretário esteve na obra do Observatório Astronômico e do Planetário, espaço próximo à Praça Cívica, e conheceu detalhes do projeto. O observatório permitirá diversos tipos de contemplação, indo desde detalhes em altíssima definição, como das crateras da Lua, distante em média 384,4 mil quilômetros da Terra, à visualização de uma nebulosa ou galáxia, como Andrômeda, a 2,9 milhões de anos-luz, aproximadamente 27,55 trilhões de quilômetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho