Pular para o conteúdo principal

SÃO LOURENÇO DESCARTA RACIONAMENTO DE ÁGUA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Lourenço, no Sul de Minas, ampliou, recentemente, a Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra garante tranquilidade em relação ao abastecimento de água no município. A capacidade de tratamento de água, que era de 160l/s, hoje é de 240 l/s, o que equivale a 20.736.000 litros de água tratada por dia. 

De acordo com a diretoria da autarquia, mesmo com o grande período de seca e o baixo nível do Rio Verde, não existe risco de faltar água tratada nas residências da cidade. A água é captada por tubos presos a uma balsa, que flutua conforme o nível do rio. No local, existem três motores de 40 cv, com capacidade de recalcar 120 l/s cada.

A ETA de São Lourenço fica no bairro Sonda, em uma ampla área de terreno, onde está a estação de tratamento própria dita e funcionam alguns setores de apoio da autarquia, como o almoxarifado. O laboratório onde é analisada periodicamente a qualidade da água também funciona no local. Nos últimos cinco anos, várias obras foram realizadas naquele espaço. Destaca-se a construção de um grande muro circuncidando todo o terreno, aterro e calçamento de grande parte do pátio, reforma de todas as instalações e, a principal obra, a ampliação da estação de tratamento.

O tratamento da água passa pelas seguintes fases: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de ph, e fluoretação. Após passar por todas essas etapas, a água passa por um controle de qualidade, que tem como objetivo verificar a eficiência do tratamento. 

Esse controle é feito no laboratório da estação de tratamento de água, diariamente, de duas em duas horas, onde são realizadas as seguintes análises: análises físico-químicas de turbidez, pH, teor de cloro residual, teor de flúor, alcalinidade e teor de dióxido de carbono e análises bacteriológicas de coliformes totais, fecais e estreptococos fecais.. A realização dessas análises tem como objetivo garantir a qualidade da água que será distribuída à população, obedecendo à portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.


O Saae tem uma ótima estrutura e trabalha com planejamento, fazendo uma gestão técnica. Por isso, a autarquia está sempre preparada para prestar bons serviços e atender, com eficiência, a demanda. O trabalho é realizado sempre pensando no futuro e acompanhando o crescimento da cidade. 


No caso do abastecimento de água tratada, a autarquia garante o atendimento satisfatório da demanda nos próximos anos. Mas, mesmo assim, é importante a população continuar economizando água. Além do alto custo do processo, que começa na captação e termina na chegada às residências, a falta de água potável é uma questão que preocupa o mundo inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...