Pular para o conteúdo principal

SÃO LOURENÇO DESCARTA RACIONAMENTO DE ÁGUA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Lourenço, no Sul de Minas, ampliou, recentemente, a Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra garante tranquilidade em relação ao abastecimento de água no município. A capacidade de tratamento de água, que era de 160l/s, hoje é de 240 l/s, o que equivale a 20.736.000 litros de água tratada por dia. 

De acordo com a diretoria da autarquia, mesmo com o grande período de seca e o baixo nível do Rio Verde, não existe risco de faltar água tratada nas residências da cidade. A água é captada por tubos presos a uma balsa, que flutua conforme o nível do rio. No local, existem três motores de 40 cv, com capacidade de recalcar 120 l/s cada.

A ETA de São Lourenço fica no bairro Sonda, em uma ampla área de terreno, onde está a estação de tratamento própria dita e funcionam alguns setores de apoio da autarquia, como o almoxarifado. O laboratório onde é analisada periodicamente a qualidade da água também funciona no local. Nos últimos cinco anos, várias obras foram realizadas naquele espaço. Destaca-se a construção de um grande muro circuncidando todo o terreno, aterro e calçamento de grande parte do pátio, reforma de todas as instalações e, a principal obra, a ampliação da estação de tratamento.

O tratamento da água passa pelas seguintes fases: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de ph, e fluoretação. Após passar por todas essas etapas, a água passa por um controle de qualidade, que tem como objetivo verificar a eficiência do tratamento. 

Esse controle é feito no laboratório da estação de tratamento de água, diariamente, de duas em duas horas, onde são realizadas as seguintes análises: análises físico-químicas de turbidez, pH, teor de cloro residual, teor de flúor, alcalinidade e teor de dióxido de carbono e análises bacteriológicas de coliformes totais, fecais e estreptococos fecais.. A realização dessas análises tem como objetivo garantir a qualidade da água que será distribuída à população, obedecendo à portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.


O Saae tem uma ótima estrutura e trabalha com planejamento, fazendo uma gestão técnica. Por isso, a autarquia está sempre preparada para prestar bons serviços e atender, com eficiência, a demanda. O trabalho é realizado sempre pensando no futuro e acompanhando o crescimento da cidade. 


No caso do abastecimento de água tratada, a autarquia garante o atendimento satisfatório da demanda nos próximos anos. Mas, mesmo assim, é importante a população continuar economizando água. Além do alto custo do processo, que começa na captação e termina na chegada às residências, a falta de água potável é uma questão que preocupa o mundo inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho