Pular para o conteúdo principal

TRE DESAPROVA CONTAS DO PTB, PSDB E PSC

A relatora dos processos é a juíza Alice Birchal
A Corte Eleitoral mineira desaprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 21, as contas dos diretórios regionais do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido Social Cristão (PSC).As prestações de contas desaprovadas do PSDB e do PSC se referem ao exercício financeiro de 2010 e a do PTB, ao de 2011. Todas as três agremiações tiveram suspenso o recebimento das cotas do Fundo Partidário. A relatora dos processos é a juíza Alice Birchal.

Partido Trabalhista Brasileiro
De acordo com a relatora do processo, na prestação de contas do PTB houve “permanência de relevantes impropriedades contábeis ainda após todas as oportunidades de regularização das contas.” São elas: recebimento e uso irregulares de todo o recurso proveniente do Fundo Partidário e de recursos de fonte vedada; declaração de gastos excessivos com combustíveis e lubrificantes sem que constassem veículos no patrimônio; não especificação dos bens mencionados no grupo ativo imobilizado e não apresentação de notas fiscais.

Em razão das irregularidades, o PTB ficará sem receber cotas do Fundo Partidário por um ano e deverá recolher ao erário os valores dos recursos do Fundo Partidário aplicados de forma irregular pelo partido e dos recursos recebidos de fonte vedada. Além disso, a decisão determinou a cientificação do procurador regional eleitoral a respeito dos gastos do partido com combustíveis e lubrificantes e da ausência de notas fiscais, já que podem configurar uso indevido de recursos próprios e à margem da contabilidade.

Processo relacionado: PC 24792

Partido da Social Democracia Brasileira
A decisão do TRE reconheceu que, na prestação de contas do PSDB, existem “vícios que impedem à Justiça Eleitoral de aferir a real movimentação financeira, por conseguinte, maculam e comprometem a confiabilidade e regularidade da prestação de contas”. As irregularidades que levaram à desaprovação das contas da agremiação são: inobservância do percentual mínimo relativo à aplicação de recursos do Fundo Partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres; ausência de comprovação documental acerca da origem de recursos; recebimento de sobras não financeiras de campanha; ausência de comprovação satisfatória atinente à contabilização dos bens/materiais; despesas pagas com outros recursos, que não transitaram pela conta bancária e sem o correspondente registro contábil e lançamentos contábeis dos tributos retidos.

Pela desaprovação das contas, o PSDB teve o recebimento de cotas do Fundo Partidário suspenso por três meses e, pelo recebimento de recursos de origem não identificada, além do recolhimento, a suspensão do recebimento das cotas do Fundo Partidário até que o esclarecimento seja aceito pela Justiça Eleitoral.

Processo relacionado: PC 23175

Partido Social Cristão
Na prestação de contas do PSC permaneceram as seguintes irregularidades: realização de pagamentos de despesas partidárias com cheques ao portador e não cruzado; utilização de um único cheque para vários pagamentos; manutenção da Conta Caixa do Fundo Partidário com valor expressivo; contabilidade refeita em novo Livro Diário, sem registro, e Livro Razão; inobservância das normas atinentes à escrituração contábil; ausência de registro de nota fiscal; não apresentação de Guias da GFIPs do FGTS e da Previdência Social; transferência de valores de diversas origens para contas do Fundo Partidário; irregularidades dos registros contábeis na conta denominada Créditos de Origens não Identificadas; sobras de campanha, financeira e não-financeira, sem regularização contábil.

De acordo com a decisão do TRE, em razão do conjunto das irregularidades remanescentes, as cotas do Fundo Partidário foram suspensas por um mês.

Processo relacionado: PC 22398

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho