Pular para o conteúdo principal

ZONA AZUL VAI CRIAR CERCA DE 1 MILHÃO DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO NO HIPERCENTRO

Cerca de 1 mil vagas do hipercentro serão incluídas no estacionamento rotativoTempo máximo de permanência será de duas horasMedida visa democratizar espaços públicos e aumentar a oferta de vagas de estacionamento
Pouso Alegre, no Sul de Minas, concluiu, na última semana, a licitação que selecionou a empresa que será responsável pela operação do estacionamento público rotativo na cidade, também conhecido como Zona Azul. Pelo sistema, o estacionamento no hipercentro e adjacências passa a ser pago. A medida visa democratizar o espaço público e aumentar a oferta de vagas de estacionamento na região. Próximo de 1 mil vagas devem integrar o regime de rotatividade.

A administração e operação da Zona Azul será feita pela empresa vencedora do certame, a Centra Serviços Limitada EPP. Seu controle será totalmente informatizado. A empresa fica responsável também pela contratação de 34 profissionais que farão o acompanhamento do estacionamento rotativo. Divididos entre monitores e supervisores, eles começam a ser contratados nos próximos meses e receberão treinamento específico para desempenhar a função.

Os estudos para implantação da Zona Azul e processo licitatório foram concluídos pelo ex-chefe da pasta de Transporte e Trânsito, Marcos Aurélio da Silva, que desde a última quinta-feira (03) ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Social. A implantação do sistema será conduzida por Luiz Carlos Delfino, que assumiu a Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT) também na quinta-feira (03). “Temos pela frente o desafio de adotar não só a Zona Azul, mas uma série de outras medidas para melhorar o fluxo e democratizar o trânsito na região central da cidade”, atesta o secretário recém-empossado.

Como vai funcionar
O sistema de gerenciamento da Zona Azul será totalmente informatizado. Após estacionar o veículo em uma das vagas integrantes do estacionamento rotativo, o condutor deverá se dirigir a um dos pontos de comércio cadastrados para fazer a venda de bilhetes. No entanto, não é necessário retornar ao veículo para deixar o cupom. Os dados do automóvel são registrados após a compra do bilhete e ficam online para consulta dos monitores, que farão a conferência do estacionamento rotativo com o auxílio de um tablet conectado à internet.

O valor do estacionamento deve ficar entre R$ 1,50 e R$ 2 para cada hora de permanência. A Prefeitura ainda definirá o valor exato nas próximas semanas. Os motoristas que estacionarem na Zona Azul e não fizerem a regularização estão sujeitos a multa por estacionamento irregular e à remoção do veículo. 

Frota avança
O desafio do município para organizar o tráfego fica maior a cada dia. O crescimento econômico acelerado de Pouso Alegre e região tem congestionado as ruas do município. De 1999 até julho de 2013, a frota das cidades que compõem a área de influência de Pouso Alegre mais que dobrou. Passou de 87,5 mil para 210 mil veículos. Apenas em Pouso Alegre, a frota registrou crescimento de 129% no mesmo período, passando de 30,8 mil 70,6 mil.

Prazos
O contrato com a empresa vencedora do certame deve ser assinado nos próximos dias. A ordem de serviço para início dos trabalhos será dada em até 60 dias. “Todo o trabalho está sendo feito para que tenhamos a Zona Azul em funcionamento ainda neste segundo semestre”, atesta o secretário Luiz Delfino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...