Um caminhão cheio de monitores de computadores, teclados, mouses, cabos e impressoras e até micro-ondas e TV foi o resultado da arrecadação do “Dia C”, Dia de Cooperar, realizado por alunos dos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Câmpus Inconfidentes.
Por meio do projeto de extensão “Gestão do Resíduo Gerado pela Tecnologia da Informação”, estudantes e servidores da instituição, organizaram um ponto de coleta de lixo eletrônico na Praça Tiradentes. “A nossa ideia é pegar o lixo, tentar recuperar estas máquinas e doá-las para as instituições carentes. O que não conseguirmos recuperar, pretendemos confeccionar artesanato”, explicou o idealizador do projeto, professor Bruno Amarante Couto Rezende.
O material sem condições de uso e inapropriados para serem reaproveitados nos artesanatos serão encaminhados para uma empresa de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, especializada em reciclagem de lixo eletrônico. A iniciativa contou com o apoio da Incetec, Fundação Rocha, Nipe e Instituto Arpa 3, de Bom Despacho, no Centro-Oeste, além dos servidores do Instituto Federal.
De acordo com o coordenador da Incetec, Oswaldo Francisco Bueno, o envolvimento da comunidade foi indispensável pelo grande volume de materrial coletado. “A participação da comunidade foi muito além do que esperávamos”, avaliou Oswaldo. Segundo ele, o material arrecadado poderá ser destinado às instituições carentes e para pessoas pobres que não têm computador.
“Depois de arrumadas, vamos devolver estas máquinas para escolas carentes ou pessoas pobres”, contou. Os estudantes também apresentaram números musicais e mais de vinte mudas de árvores foram distribuídas. Clique aqui para conferir outros detalhes do projeto.
com José Valmei Bueno - da assessoria
Comentários