Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL DE ARTE OFERECE ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS EM ALFENAS




A agenda cultural do Sul de Minas vai ser aquecida com a realização da primeira edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA). O projeto vai oferecer oficinas e espetáculos nas áreas de música, teatro, dança, cinema, artes plásticas, fotografia e literatura no período de 2 a 7 de setembro, em Alfenas/MG.

A iniciativa do festival partiu da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e conta com a parceria da Prefeitura de Alfenas por meio das secretarias de Educação e de Esportes Lazer e Juventude, do Coletivo Suavis, do DCE da UNIFAL-MG e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE). A projeto enfatiza a importância da articulação entre instituições e do colaborativismo para promoção da cultura e sustentabilidade.

Segundo Ney Lima, Superintendente de Cultura de Alfenas, as parcerias fomentam a cultura nas comunidades e contribuem para estreitar a relação entre instituições, agentes culturais e comunidade. “Todo o município ganha com isso. Projetos inovadores como o FAISCA, mantém viva as diversas formas de expressão cultural da nossa cidade”.

De acordo com o produtor cultural Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, a proposta do FAISCA é interagir diversas áreas culturais encarando a arte como transformadora de realidades e não apenas como forma de apreciação. “Pela arte é possível estabelecer uma relação de diálogo com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar sentimentos, emoções, sonhos e anseios”, completa.

A programação do FAISCA destaca artistas do Sul de Minas e de outras regiões do país. Além das atividades culturais, o projeto oferece oficina de bioconstrução que será o início da criação de centro de convivência ecológica no Campus Santa Clara da UNIFAL-MG.

As atividades do festival serão realizadas em espaços públicos da cidade e no campus da Universidade Federal de Alfenas. A utilização de equipamentos públicos e o acesso à produção artística de alta qualidade contribuem para o bem estar e uma maior qualidade de vida a todos.

Para o universitário Vitor Devechiati, membro do Coletivo Suavis, o FAISCA é uma grande oportunidade para inserção de Alfenas e região no circuito cultural nacional, a exemplo de outras cidades que realizam festivais de referência no Brasil. “A grande quantidade de festivais de artes integradas sendo realizados com êxito, são a prova que iniciativas como a do FAISCA geram resultados extremamente positivos para a população”.

A equipe de produção é composta por estudantes e membros da comunidade atuando de forma voluntária. “O FAISCA é um sonho coletivo que vem tomando forma e irá se concretizar”, finaliza Vitor Devechiati.

O FAISCA tem o apoio do Café Quetal, Plug Outdoor e Hotel Náutico de Fama/MG. A programação completa será divulgada em breve no site oficial do projeto: www.unifal-mg.edu.br/faisca. As inscrições para as oficinas e a entrada nos eventos serão gratuitas. Outras informações pelo telefone (35) 3299-1077.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...