Pular para o conteúdo principal

HOMENAGEM

A TV Alterosa Sul de Minas, por meio do quadro Nossa Gente, vem homenageando pessoas que engrandeceram a história de suas comunidades. O programa é composto por vinhetas que são exibidas durante a programação da emissora, enfatizando o trabalho de pessoas que colaboraram para o desenvolvimento de sua região.

Com a ajuda da TV Câmara, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo fez o levantamento da história de vida do senhor Alexandre de Araújo que, sem dúvida, contém fatores determinantes para a participação do “Guardião das memórias” no quadro dessa emissora.

De acordo com a TV Alterosa, aqueles que desejarem assistir à homenagem, deverão ficar ligados na programação da emissora que exibe o tributo três vezes ao dia.

Conheça agora um pouco mais sobre a vida de Alexandre de Araújo:
Nasceu em Pouso Alegre no dia 17 de abril de 1922 e faleceu em 15 de janeiro de 2014 em Pouso Alegre. Casado com Leonor Rocha de Araújo, teve 3 filhos: Wanderley, Lúcia e Emerson.

De 1950 a 1978 foi funcionário do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) chefiando a sessão pessoal na época com cerca de 1.000 servidores, na construção da BR 381 Fernão Dias. Na década de 1960, foi gerente da PRJ-7 e Cine Glória. Em 1964, foi convidado por Argentino de Paula, então presidente da Câmara Municipal, para ocupar o cargo de secretário executivo no Legislativo, assessorando presidentes e vereadores.

Ele sentiu que a história da cidade que ele amava não poderia desaparecer. Resolveu imortalizar uma história que também era a sua. Reuniu pessoas que reuniram objetos, documentos, fotografias e não deixou que nada morresse nem se perdesse no tempo.

Realizou em 1965 uma exposição de objetos na Casa Vitale, localizada na Avenida Dr. Lisboa, nº 117, para comemorar o aniversário de 117 anos de Pouso Alegre.

O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo foi criado em 21/05/1984. No início, ele era uma pequena galeria, que funcionava no antigo prédio da Câmara, na Rua Adalberto Ferraz, Centro de Pouso Alegre. Em 1985, recebeu o nome de Tuany Toledo, em homenagem ao ex-prefeito que se preocupava com a preservação da história do Município, nome esse sugerido por Alexandre.

Em 1990, o “Jornal do Estado” lhe conferiu o diploma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1996, é condecorado pelo 14º GAC, sob o comando do Cel Eleusipo Neno Cecílio, com o diploma “Amigo do Grupo Fernão Dias”. Em agosto do mesmo ano, o 14º GAC lhe prestou nova homenagem, conferindo-lhe o diploma de “Colaborador Emérito do Exército”, assinado pelo General de Exército, Abdias da Costa Ramos, comandante militar do leste, com o grupo formado.

Publicou dois livros, “Homenagem aos ex-chefes do Executivo e prefeitos municipais” (1996) e “Pouso Alegre através dos tempos: sequência histórica”, em 1997.

Em 2002, foi homenageado pela Prefeitura Municipal com o diploma “Fundador da Cidade” e com a “Medalha do Mérito Cultural” em 2009. Em 2003, foi homenageado pela Câmara Municipal com a “Insígnia Tiradentes”, que reconhece todo o seu trabalho desenvolvido em prol da cidade de Pouso Alegre.

Hoje, a memória de Alexandre de Araújo vive em cada quadro, em cada objeto, em cada fotografia. É como se ele estivesse no Museu. Basta fechar os olhos e deixar que a história fale por si, pois é naquele sentimento mais profundo das memórias dessa terra que hoje ele habita. “Ele guardou a história, para mais tarde fazer parte dela”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.