Pular para o conteúdo principal

PESQUISADOR DA FEDERAL DE ALFENAS PARTICIPA DE PROJETO SOBRE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o pesquisador da Universidade, Luiz Cosme Cotta Malaquias, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), está participando de um projeto multicêntrico sobre a duração da vacina contra febre amarela, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o professor Luiz Cosme, desde 2013, mais de 300 amostras de soros de indivíduos, coletadas em Alfenas, no Sul de Minas, foram processadas no Laboratório de Vacinas da Universidade e enviadas aos Laboratórios de Virologia e Bioindicadores do Instituto Oswaldo Cruz e Centro de Pesquisas Rene Rachou, ambos da Fundação Oswaldo Cruz.  

“Os resultados desta pesquisa mostram uma menor imunogenicidade da vacina contra febre amarela em condições de rotina dos serviços de imunização quando comparado com os estudos controlados e apontam para uma provável necessidade de um tempo menor para a dose de reforço para garantir uma maior proteção”, revela o pesquisador, acrescentando que novas pesquisas estão em andamento para avaliar os níveis de proteção em indivíduos revacinados.

O primeiro trabalho do grupo, que conta também com a parceria do Instituto de Biologia do Exército e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, foi aceito para publicação em uma conceituada revista da área de vacinas, Vaccine, com o título "Duration of post-vaccination immunity against yellow fever in adults". 

Para o professor, a oportunidade de participar de um projeto dessa grandeza, coloca a UNIFAL-MG em posição privilegiada, uma vez que além de divulgar a Instituição nacional e internacionalmente, possibilita a oportunidade de estabelecer parcerias, como a estabelecida com o Centro de Pesquisas René Rachou, por exemplo, o que favorece a captação conjunta de recursos financeiros em agências de fomento.  

“Alunos de graduação e pós-graduação estão sendo enviados a um dos laboratórios parceiros para realização de experimentos de suas dissertações. O estabelecimento de colaborações com outras instituições é um item que é utilizado pela Capes na avaliação de programas de pós-graduação e isto poderá impactar positivamente na melhoria do conceito de programas institucionais”, explica. 
 
Ao comentar sobre a sua satisfação pessoal em poder contribuir para a pesquisa, Prof. Luiz Cosme salienta a possibilidade de poder trabalhar com colegas pesquisadores e a troca de experiências. “Dois pesquisadores que integram o projeto foram meus contemporâneos durante a pós-graduação – professor Olindo Assis Martins Filho e professora Iramaya Rodrigues Caldas. A troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e as publicações são eventos muito positivos na carreira profissional”, avalia.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho