Pular para o conteúdo principal

SAMU COMEÇA A FUNCIONAR EM OUTUBRO

Em reunião nesta tarde, Chioro se comprometeu a assinar a portaria para a liberação dos recursos para o consórcio Cissul
O deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais, Odair Cunha (PT-MG), e o deputado estadual Ulysses Gomes (PT) se reuniram com o ministro da saúde, Arthur Chioro, em Brasília. O objetivo foi discutir a cobertura de municípios no Consórcio Intermunicipal de Saúde da macrorregião Sul de Minas (Cissul) para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região.

Participaram também da reunião os prefeitos de Monte Sião, Caxambu, Ilicínia, Muzambinho, Guapé, Senador Amaral e Piumhi. Ao todo, 153 municípios, entre eles Lavras, participam deste consórcio que beneficiará o Sul do estado. De acordo com o prefeito de Monte Sião e presidente do Cissul, João Paulo Ribeiro, o consócio deverá ser inaugurado em outubro.

A implantação da Rede de Urgência e Emergência Macro Sul e do Sistema de Atendimento Ambulatorial e Emergencial do Samu é uma luta de muitos anos dos deputados Odair Cunha e Ulysses Gomes, que agora está mais próxima de se concretizar. Para Odair, efetivar o mais rápido possível a implantação nos municípios que fazem parte do consórcio representará um importante avanço para a qualificação no atendimento à saúde.

“A implantação do Samu solucionará vários problemas da região. A estrutura das ambulâncias, a equipe especializada e, principalmente, a agilidade do atendimento podem salvar muitas vidas”, afirmou o deputado.

Durante a reunião, Chioro se comprometeu a assinar a portaria para a liberação dos recursos para o consórcio, além da compra de novas ambulâncias. Para João Paulo Ribeiro, “a reunião foi muito boa. O ministro nos recebeu e garantiu que nós teremos o apoio do Governo Federal para este consórcio, que vai atender o Sul de Minas inteiro. Este é o maior investimento em saúde em nossa região”, ressaltou. A data de sua inauguração está confirmada para 1º de outubro.

Entenda a Rede de Urgência
A Rede de Urgência e Emergência Macro Sul contempla 153 municípios, divididos em 12 microrregiões de saúde, todas organizadas na macrorregião Sul. Ela atenderá aproximadamente quatro milhões de pessoas, por essa razão está sendo considerada a maior do Brasil em termos de atendimento. Sua sede Central Operativa está localizada no município de Varginha.

Neste modelo, trabalha-se também com a implantação de Samu’s regionais e não municipais. O Samu regional será gerenciado pelo Cissul. Farão parte da rede 34 ambulâncias de suporte básico e nove de suporte avançado, distribuídas em 34 bases em municípios para o atendimento da região. O custo para a manutenção de toda a rede de urgência e emergência será rateado entre municípios da macrorregião, governo estadual e federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.