Pular para o conteúdo principal

20 ANOS DA LEI ORGÂNICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO


Com o tema Ministério Público e políticas públicas, foi aberta nesta tarde a Semana do Ministério Público 2014. Neste ano, a Lei Orgânica do Ministério Público de Minas Gerais (Lei Complementar n.º 34/1994) completa 20 anos. Por isso, durante a abertura, foi feita homenagem ao ex-procurador-geral de Justiça Castellar Modesto Guimarães Filho, que criou comissão para redigir a lei, e aos integrantes dessa comissão Joaquim Cabral Netto, José Pontes Júnior, José Antero Monteiro Filho, Flodesmidt Riani, Antônio Aurélio Santos, Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa e Bertoldo Mateus de Oliveira Filho.

Castellar agradeceu em nome de todos os homenageados e destacou o fato de a Lei Complementar n.º 34/1994, fruto da competência e do excepcional trabalho da comissão, ter sido o ponto de partida para que o MPMG alcançasse a excelência que tem hoje. Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, falou sobre o amadurecimento do MPMG nesses 20 anos e sobre a importância do trabalho em colaboração, que permitiu, inclusive, as recentes alterações na Lei Orgânica, necessárias ao crescimento da instituição.

Compuseram o dispositivo de honra, o procurador-geral de Justiça; o corregedor-geral do Ministério Público, Luiz Antônio Sasdelli Prudente; a ouvidora do Ministério Público, Ruth Lies Scholte Carvalho; o desembargador Afrânio Vilela, representando o presidente de Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Pedro Carlos Bitencourt; a defensora pública geral, Christiane Neves Procópio; o coronel Pedro Alvarenga, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ivan Gamaliel Pinto; e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Nedens Ulisses Freire Vieira.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.


Lei Orgânica do MPMG
O procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto explica que a Constituição Federal de 1988, a Constituição Estadual de 1989 e a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público de 1993 estabeleceram princípios relativos ao Ministério Público que levaram à necessidade de uma adequação das disposições então existentes às novas regras criadas. Por isso, o então procurador-geral de Justiça de Minas Gerais Castellar Modesto Guimarães Filho constituiu, pela Resolução n.º 16, de março de 1993, uma comissão encarregada de elaborar o anteprojeto de lei orgânica do Ministério Público de Minas Gerais. 

O resultado do trabalho, que contou com a participação de muitos membros da instituição que enviaram sugestões à comissão, foi enviado à Assembleia Legislativa em agosto de 1993. O texto foi transformado em lei no dia 12 de setembro de 1994. De acordo com Joaquim Cabral, depois de muitas discussões e emendas, o texto foi aprovado com a essência de suas disposições mantidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...