Pular para o conteúdo principal

ESCALADA DE CRIMES VIOLENTOS EM LAVRAS REPERCUTE EM PROGRAMA ELEITORAL

A escalada de crimes violentos em Lavras, no Sul de Minas, repercutiu na campanha eleitoral em Minas Gerais. Em seu programa de televisão exibido ontem, quarta-feira, 17, o candidato ao Governo de Minas, Fernando Pimentel (PT), abordou o problema enfrentado pelos mineiros na área da segurança pública no Estado. 

O programa eleitoral do candidato exibiu flashes de chamadas de telejornais da TV Globo Minas e de matérias publicadas no site da Rádio CBN Minas e do portal G1 Minas Gerais. Intitulada "Polícia Militar registra dois homicídios em 24 horas, em MG", que relata sobre um jovem de 19 anos que foi encontrado morto no último dia 27 de agosto e sobre um adolescente de 17 foi morto a tiros no Bairro Jardim Glória, no dia anterior, a reportagem do G1 foi umas das exibidas em flash no programa.

Hoje, quinta-feira, 18, pela manhã, Pimentel foi entrevistado ao vivo pelo jornalista Eduardo Costa, no programa MG No Ar, exibido pela TV Record Minas. A primeira pergunta de Eduardo Costa foi justamente sobre a questão da violência em Minas.

Insegurança
O afrouxamento das políticas de segurança pública no Estado de Minas Gerais, o sucateamento das delegacias e a falta de contingente nas polícias Militar e Civil são alguns dos fatores que tem contribuído para este aumento alarmante. Na noite desta terça-feira, 16, Lavras registrou o seu 9º homicídio do ano, o 6º em apenas três meses e o segundo homicídio da semana na cidade. 

Em dez anos, o número de homicídios registrados em Minas Gerais cresceu 52,3%, segundo dados do Mapa da Violência, que considerou os crimes cometidos em todo país entre 2002 e 2012. Na comparação com outros estados do Sudeste, Minas teve o maior crescimento no número de assassinatos no período.

Com a pouca oferta de emprego e lazer, aumento populacional e a instabilidade política, a cidade de Lavras tem se tornado um local de preocupação para moradores, visitantes e investidores. Até o tradicional desfile de 7 de setembro teve quer ser cancelado e transferido para dentro do 8º Batalhão de Polícia Militar com a realização somente da parada militar. As autoridades tinham receio de que a instabilidade política provocada por grupos que disputam o poder local, pudessem fazer do desfile um local de revolta e manifestações. 

Violência trava competitividade
Pesquisas comprovam que o crescimento sustentado de uma cidade ou região é reprimido, paralelamente aos impostos elevados, burocracia excessiva e insegurança jurídica, pelo recrudescimento de outro problema grave: a criminalidade e a violência. Como a criminalidade acaba interferindo de modo direto no desempenho da economia criando insegurança, exige a adoção de medidas onerosas de proteção da vida de colaboradores e do patrimônio das empresas, intimidando assim os investimentos e encarecendo produtos e serviços.

Segundo a pesquisa feita pela consultoria britânica Economist Inteligence Unit (EIU), divulgada pela imprensa em julho deste ano, Minas caiu do 3º para o 6º lugar no ranking dos estados mais competitivos do país para receber investimentos. Os motivos seriam a alta carga tributária do estado e, principalmente, o aumento dos índices de criminalidade. O estudo, que leva em conta todas as variáveis locais, também mostra que todos os estados do Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), já superaram Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...