Pular para o conteúdo principal

HCSL MOBILIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) iniciou a Campanha de Doação de Órgãos, devendo se estender até o dia 15 do mês de outubro. Sob coordenação da médica especialista em nefrologia, Daniela dos Santos Zica, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, a campanha visa esclarecer a população sobre o modo de funcionamento da doação de órgãos.

O ponto mais relevante da campanha é esclarecer quem pode ser um potencial doador, como explica Daniela. "O objetivo inicial da campanha é conscientizar e esclarecer para a população como funciona o processo de doação de órgãos, desde a abordagem do potencial doador, quem pode autorizar o processo de doação, mostrar inclusive os números da estatística brasileira em relação à doação de órgãos e o impacto social que tem essa estatística."

De acordo com a coordenadora, pesquisas indicam que mais da metade da população entrevistada não conhece o procedimento para que a doação seja efetivada. "Saíram alguns estudos recentes, principalmente nos grandes centros transplantadores, que mostraram que mais de 60% da população desconhece o processo de doação de órgãos."

Daniela ainda ressalta que os "resultados dessas pesquisas mostram não só as dúvidas e o medo da população, mas acaba retratando também a opinião de uma grande parte dos cidadãos brasileiros, que tem essa falta de informação, o principal empecilho no momento de decidir sobre a doação de órgãos".

Reflexo da falta de conhecimento é a recusa da família diante da vontade do parente. Para amenizar esta situação, a campanha orienta que a família seja avisada sobre a vontade de se tornar doador. "O objetivo da campanha é justamente esse, se você é um doador, avise sua família. Por meio disso às vezes a gente consegue vencer essa barreira e ajudar várias pessoas com um simples gesto", orienta.

A coordenadora da campanha finaliza salientando sobre o impacto social promovido quando se realiza a doação. "Nós estaremos disponíveis para prestar esclarecimentos acerca do assunto e o nosso intuito é sensibilizar mesmo, mostrar o impacto social que a doação pode levar na vida dos pacientes, que ficam anos na fila de espera".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.