quarta-feira, 24 de setembro de 2014

HCSL MOBILIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) iniciou a Campanha de Doação de Órgãos, devendo se estender até o dia 15 do mês de outubro. Sob coordenação da médica especialista em nefrologia, Daniela dos Santos Zica, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, a campanha visa esclarecer a população sobre o modo de funcionamento da doação de órgãos.

O ponto mais relevante da campanha é esclarecer quem pode ser um potencial doador, como explica Daniela. "O objetivo inicial da campanha é conscientizar e esclarecer para a população como funciona o processo de doação de órgãos, desde a abordagem do potencial doador, quem pode autorizar o processo de doação, mostrar inclusive os números da estatística brasileira em relação à doação de órgãos e o impacto social que tem essa estatística."

De acordo com a coordenadora, pesquisas indicam que mais da metade da população entrevistada não conhece o procedimento para que a doação seja efetivada. "Saíram alguns estudos recentes, principalmente nos grandes centros transplantadores, que mostraram que mais de 60% da população desconhece o processo de doação de órgãos."

Daniela ainda ressalta que os "resultados dessas pesquisas mostram não só as dúvidas e o medo da população, mas acaba retratando também a opinião de uma grande parte dos cidadãos brasileiros, que tem essa falta de informação, o principal empecilho no momento de decidir sobre a doação de órgãos".

Reflexo da falta de conhecimento é a recusa da família diante da vontade do parente. Para amenizar esta situação, a campanha orienta que a família seja avisada sobre a vontade de se tornar doador. "O objetivo da campanha é justamente esse, se você é um doador, avise sua família. Por meio disso às vezes a gente consegue vencer essa barreira e ajudar várias pessoas com um simples gesto", orienta.

A coordenadora da campanha finaliza salientando sobre o impacto social promovido quando se realiza a doação. "Nós estaremos disponíveis para prestar esclarecimentos acerca do assunto e o nosso intuito é sensibilizar mesmo, mostrar o impacto social que a doação pode levar na vida dos pacientes, que ficam anos na fila de espera".

Nenhum comentário: