Pular para o conteúdo principal

HCSL MOBILIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) iniciou a Campanha de Doação de Órgãos, devendo se estender até o dia 15 do mês de outubro. Sob coordenação da médica especialista em nefrologia, Daniela dos Santos Zica, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, a campanha visa esclarecer a população sobre o modo de funcionamento da doação de órgãos.

O ponto mais relevante da campanha é esclarecer quem pode ser um potencial doador, como explica Daniela. "O objetivo inicial da campanha é conscientizar e esclarecer para a população como funciona o processo de doação de órgãos, desde a abordagem do potencial doador, quem pode autorizar o processo de doação, mostrar inclusive os números da estatística brasileira em relação à doação de órgãos e o impacto social que tem essa estatística."

De acordo com a coordenadora, pesquisas indicam que mais da metade da população entrevistada não conhece o procedimento para que a doação seja efetivada. "Saíram alguns estudos recentes, principalmente nos grandes centros transplantadores, que mostraram que mais de 60% da população desconhece o processo de doação de órgãos."

Daniela ainda ressalta que os "resultados dessas pesquisas mostram não só as dúvidas e o medo da população, mas acaba retratando também a opinião de uma grande parte dos cidadãos brasileiros, que tem essa falta de informação, o principal empecilho no momento de decidir sobre a doação de órgãos".

Reflexo da falta de conhecimento é a recusa da família diante da vontade do parente. Para amenizar esta situação, a campanha orienta que a família seja avisada sobre a vontade de se tornar doador. "O objetivo da campanha é justamente esse, se você é um doador, avise sua família. Por meio disso às vezes a gente consegue vencer essa barreira e ajudar várias pessoas com um simples gesto", orienta.

A coordenadora da campanha finaliza salientando sobre o impacto social promovido quando se realiza a doação. "Nós estaremos disponíveis para prestar esclarecimentos acerca do assunto e o nosso intuito é sensibilizar mesmo, mostrar o impacto social que a doação pode levar na vida dos pacientes, que ficam anos na fila de espera".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...