Pular para o conteúdo principal

PESQUISA APONTA QUEDA DE 10,5% NAS VENDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE

Um estudo realizado pela Kantar Wordpanel e divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados aponta que as visitas das famílias nos pontos de venda caíram 10,5% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Em nota, a Abras ressaltou que a mudança de comportamento das famílias está ligada à alta da inflação e as expectativas de piora no cenário econômico brasileiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número de idas às compras das classes mais baixas, fator de grande parte do crescimento do consumo no País nos últimos anos, foi a que mais caiu em 2014. No primeiro semestre deste ano os consumidores da classe C fizeram seis visitas a menos aos supermercados e os das classes A e B fizeram três a menos.  

“De fato, o rumor de piora na economia do Brasil está deixando as famílias com um pé atrás. O consumo da classe C foi um impulso para os supermercados. Ávidos por novidades, a classe média garantiu, nos últimos cinco anos, desenvolvimento muito grande do varejo no País. E agora, esse cenário mudou”, comenta Bruno Dixini Carvalho, presidente da Rede Giroforte, rede supermercadista com sede em Três Pontas, sul de Minas Gerais.  

O cenário acima é um reflexo nacional. Mas na Rede Giroforte, que possuí possui 17 lojas e 13 associados na região Sul Mineira, as vendas não caíram, mas também não aumentaram, de acordo com Carvalho.

Soma-se à inflação, a questão política, ainda incerta. As eleições deste ano estão confusas e não se pode arriscar por um ou outro nome como certo para ocupar a presidência do País.  A duas semanas das eleições, muitos eleitores ainda não sabem em quem votar. 

Se, por um lado, as classes mais baixas tendem a votar em Dilma por conta dos programas sociais, como o Bolsa Família e o Bolsa Escola, por outro lado, os frequentes casos de corrupção e a economia em baixa fazem as pessoas a pensarem em uma alternativa. 

“Somente depois das eleições, com a definição do presidente, é que as pessoas irão analisar melhor o que pode acontecer. Toda essa conjuntura está deixando a população brasileira ressabiada. Vamos ter que aguardar para ver o que irá acontecer. Até lá, teremos que encontrar alternativas para que as vendas nos supermercados não caiam, e os clientes aumentem sua visitação e compra no varejo”, completa Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho