Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL DEFENDE PESQUISA E INOVAÇÃO PARA 'AGRICULTURA DO FUTURO'

O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), assegurou hoje que, se eleito, vai fortalecer as atividades de pesquisa agrícola, inovação e extensão rural para fortalecer a cadeia do agronegócio no estado, abrindo caminho para a “agricultura do futuro”.

Segundo o candidato, sua administração vai estimular a integração entre entidades do setor, universidades, produtores rurais e todas as esferas do poder público. Pimentel participou de encontro com produtores rurais na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte.

“A agricultura tem que ser prioridade. Não a agricultura atrasada, mas a agricultura moderna que nós queremos, com mais competitividade e mais produtividade. Minas tem plenas condições de chegar a isso, usando os programas do governo federal, que nestes últimos 12 anos foram pouco aproveitados pelo governo do estado”, declarou.

O objetivo, segundo Pimentel, é levar a inovação ao campo e aumentar a produtividade do setor. O candidato disse também que pretende rever a política tributária e melhorar a infraestrutura das rodovias para facilitar o escoamento da produção e aumentar a competitividade da agricultura.

O candidato também apresentou suas propostas gerais de governo aos produtores rurais, baseadas na regionalização de ações e na participação ativa da sociedade civil na gestão das políticas públicas.

Para fortalecer o agronegócio, Pimentel lembrou que é fundamental reavaliar e fortalecer os órgãos e empresas estatais que atuam na questão agrária, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Ruralminas.

A meta é que a Epamig, empresa de pesquisas do setor, dialogue mais com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária do governo federal) e com as universidades federais de Minas Gerais.

“Vamos direcionar recursos da Fapemig (Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Minas Gerais) para fomentar as pesquisas da Epamig. E a Emater tem de cumprir sua função de apoiar o produtor rural, trazendo a inovação para os produtores”, explicou Pimentel.

A integração com as universidades é outro ponto-chave para o setor, segundo o candidato. Minas Gerais conta hoje com 17 instituições de ensino superior – algumas das quais são verdadeiras ilhas de excelência para a agropecuária, como Lavras e Viçosa.

De acordo com Pimentel, as universidades podem atuar como uma ferramenta de desenvolvimento agrícola no estado, realizando pesquisas de melhoramento genético, por exemplo. “Vamos conectar as empresas do estado com a comunidade acadêmica para desenvolvermos a agricultura do futuro”, frisou.

Para a melhoria da infraestrutura, Pimentel falou que trabalhará ao lado do governo federal no Programa de Rodovias e Ferrovias. “Minas Gerais tem a maior quilometragem de estradas federais do país. O governo do estado não fez nenhuma parceria com o governo federal. Nós vamos fazer. Vamos pensar juntos o melhor traçado para Minas”, afirmou.

Sobre a questão das terras ocupadas em Minas Gerais, Pimentel assumiu o compromisso de montar um grupo de trabalho com representantes da Faemg, do Judiciário e dos movimentos sociais para negociar as desocupações e buscar soluções para as pessoas que vivem nestes locais.

Para ele, seria possível efetivar um pacto com os movimentos sociais para as desocupações, a partir do uso de terras devolutas ou da inserção das famílias em programas de habitação. “Isso tem que ser feito de forma negociada, pactuada. O estado não pode simplesmente impor uma decisão como vontade dele. A solução terá de ser construída em conjunto, com os movimentos e com os proprietários rurais”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/