Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL DEFENDE PESQUISA E INOVAÇÃO PARA 'AGRICULTURA DO FUTURO'

O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), assegurou hoje que, se eleito, vai fortalecer as atividades de pesquisa agrícola, inovação e extensão rural para fortalecer a cadeia do agronegócio no estado, abrindo caminho para a “agricultura do futuro”.

Segundo o candidato, sua administração vai estimular a integração entre entidades do setor, universidades, produtores rurais e todas as esferas do poder público. Pimentel participou de encontro com produtores rurais na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte.

“A agricultura tem que ser prioridade. Não a agricultura atrasada, mas a agricultura moderna que nós queremos, com mais competitividade e mais produtividade. Minas tem plenas condições de chegar a isso, usando os programas do governo federal, que nestes últimos 12 anos foram pouco aproveitados pelo governo do estado”, declarou.

O objetivo, segundo Pimentel, é levar a inovação ao campo e aumentar a produtividade do setor. O candidato disse também que pretende rever a política tributária e melhorar a infraestrutura das rodovias para facilitar o escoamento da produção e aumentar a competitividade da agricultura.

O candidato também apresentou suas propostas gerais de governo aos produtores rurais, baseadas na regionalização de ações e na participação ativa da sociedade civil na gestão das políticas públicas.

Para fortalecer o agronegócio, Pimentel lembrou que é fundamental reavaliar e fortalecer os órgãos e empresas estatais que atuam na questão agrária, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Ruralminas.

A meta é que a Epamig, empresa de pesquisas do setor, dialogue mais com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária do governo federal) e com as universidades federais de Minas Gerais.

“Vamos direcionar recursos da Fapemig (Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Minas Gerais) para fomentar as pesquisas da Epamig. E a Emater tem de cumprir sua função de apoiar o produtor rural, trazendo a inovação para os produtores”, explicou Pimentel.

A integração com as universidades é outro ponto-chave para o setor, segundo o candidato. Minas Gerais conta hoje com 17 instituições de ensino superior – algumas das quais são verdadeiras ilhas de excelência para a agropecuária, como Lavras e Viçosa.

De acordo com Pimentel, as universidades podem atuar como uma ferramenta de desenvolvimento agrícola no estado, realizando pesquisas de melhoramento genético, por exemplo. “Vamos conectar as empresas do estado com a comunidade acadêmica para desenvolvermos a agricultura do futuro”, frisou.

Para a melhoria da infraestrutura, Pimentel falou que trabalhará ao lado do governo federal no Programa de Rodovias e Ferrovias. “Minas Gerais tem a maior quilometragem de estradas federais do país. O governo do estado não fez nenhuma parceria com o governo federal. Nós vamos fazer. Vamos pensar juntos o melhor traçado para Minas”, afirmou.

Sobre a questão das terras ocupadas em Minas Gerais, Pimentel assumiu o compromisso de montar um grupo de trabalho com representantes da Faemg, do Judiciário e dos movimentos sociais para negociar as desocupações e buscar soluções para as pessoas que vivem nestes locais.

Para ele, seria possível efetivar um pacto com os movimentos sociais para as desocupações, a partir do uso de terras devolutas ou da inserção das famílias em programas de habitação. “Isso tem que ser feito de forma negociada, pactuada. O estado não pode simplesmente impor uma decisão como vontade dele. A solução terá de ser construída em conjunto, com os movimentos e com os proprietários rurais”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...