Pular para o conteúdo principal

REITORES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS FORMALIZAM APOIO À REELEIÇÃO DE DILMA

A presidenta Dilma Rousseff (PT) recebeu no início da tarde da última quinta-feira, 11, no Palácio da Alvorada, a visita de 66 reitores de universidades federais de todas as regiões do Brasil. A visita foi marcada pela entrega de uma carta assinada pelos dirigentes em apoio à reeleição de Dilma.

O reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Martins Kimpara, falou em nome da comitiva ao entregar a carta-manifesto assinada pelos reitores. “Nós, reitores aqui presentes, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica, vimos por livre e espontânea vontade manifestar apoio à sua reeleição, por reconhecimento de tudo que o governo Lula fez e que a senhora está fazendo neste país”.

Kimpara manifestou o respeito às outras candidaturas, mas avaliou os avanços nos 12 anos de governo Lula e Dilma como incomparáveis. “Não há precedentes na história deste país o nível de inclusão que Vossa Excelência está fazendo. Não podemos correr risco algum. Acreditamos de fato que o Brasil está no rumo certo”, concluiu.

Ao agradecer o apoio, a presidenta revelou sentir-se orgulhosa pelo fato de perceber que seu governo mudou a situação do Ensino Superior. “Acredito que em algumas coisas nós fizemos a diferença, e o que eu mais destaco é ter recuperado as universidades federais deste país e a sua relevância, porque eu lembro como estavam as universidades em determinado momento de nossa história, antes do governo Lula”.

Sobre a continuidade do governo em um segundo mandato, Dilma reforçou que a superação de dois grandes desafios brasileiros passa pelo fortalecimento das universidades. “Eu considero que nós temos uma grande questão no Brasil, sem a qual não garantimos nem as conquistas que tivemos, no que se refere à redução da desigualdade. E não iremos dar um salto na área de Tecnologia, Ciência e Inovação sem as universidades. Temos que ter consciência profunda disso”.

Dilma voltou a lembrar da importância histórica da utilização dos royalties do Pré-Sal para o Brasil dar um salto qualitativo na Educação. “Uma das questões que serão colocadas nos próximos quatro anos é que, qualquer que seja o presidente, vai ter de discutir quanto, como e onde vamos investir, pois teremos um nível de consciência muito maior do volume destes recursos”.

A presidenta se mostrou firme sobre o destino dos recursos do Pré-Sal já garantidos por lei para Saúde e Educação. “Uma parte significativa terá de ser para pagar professor, pois estados, municípios e União precisam de recursos para a pagar professores. Outra parte é para reequipar, já que não teremos condições de oferecer educação em tempo integral se não aparelharmos as escolas, bem como as universidades terão de ter laboratórios avançados”.

Ao final, Dilma reconheceu a parceria com as universidades como fundamental na vanguarda do conhecimento e para chegada do país ao patamar de desenvolvimento desejado. “Mais do que simplesmente sonhar, o Brasil tem que se preocupar sobre como viabilizar os sonhos. E acredito que os grandes sonhadores profissionais estão aqui. As universidades sempre nos ajudaram com a pauta dos sonhos deste país e que rumo temos que caminhar”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...