Pular para o conteúdo principal

DELIVERY DO MEDO

Era para ser mais um dia rotineiro. Um motoboy saiu de uma lanchonete que trabalha com o serviço de delivery por volta das 22h. Ao chegar no local combinada para entrega, o motoboy entregou a encomenda ao solicitante, quando após receber a mercadoria, o mesmo tomou de assalto o entregador. 

Nem mesmo os motoqueiros que fazem entregas estão escapando da insegurança que tem reinado em Lavras, no Sul de Minas. Com medo e receio de perder até a motocicleta, seu meio de trabalho, motoboys estão desistindo de trabalhar a noite. Os chamados “falsos pedidos” são a principal modalidade de ação. Um pessoa liga para pedir uma pizza, por exemplo, e também pedem um troco bem alto. A empresa liga para o motoboy e ele vai entregar. 

"Quando o motoboy chega lá, a casa muitas vezes não existe ou é um local bem escuro. Aí quando o motoboy se aproxima, é um assalto. O cara leva tudo, dinheiro do troco, a mercadoria, equipamentos, objetos pessoais e muitas vezes a própria moto", disse um motoboy que pediu para não ser identificado.

Os crimes contra motoboys, que na maioria das vezes acabam por não registrarem a ocorrência junto a Polícia Militar (PM), se tornaram constante e os lavrenses já estão sentindo a falta do serviço de delivery (quando a pessoa faz o pedido por telefone ou internet e recebe em casa) em muitos estabelecimentos comerciais, como farmácias, lanchonetes e pizzarias, que são os mais utilizados pela população à noite.

Muitos profissionais dizem que ainda querem trabalhar neste serviço durante o período da noite, mas recusam determinados itinerários considerados por eles "arriscados". 

Aumento da criminalidade
Somente este ano, Lavras já registrou 11 homicídios. Pesquisas comprovam que o crescimento sustentado de uma cidade ou região é reprimido, paralelamente aos impostos elevados, burocracia excessiva e insegurança jurídica, pelo recrudescimento de outro problema grave: a criminalidade e a violência. Como a criminalidade acaba interferindo de modo direto no desempenho da economia criando insegurança, exige a adoção de medidas onerosas de proteção da vida de colaboradores e do patrimônio das empresas, intimidando assim os investimentos e encarecendo produtos e serviços.

O afrouxamento das políticas de segurança pública no Estado de Minas Gerais, o sucateamento das delegacias e a falta de contingente nas polícias Militar e Civil são alguns dos fatores que tem contribuído para este aumento alarmante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/