Pular para o conteúdo principal

DELIVERY DO MEDO

Era para ser mais um dia rotineiro. Um motoboy saiu de uma lanchonete que trabalha com o serviço de delivery por volta das 22h. Ao chegar no local combinada para entrega, o motoboy entregou a encomenda ao solicitante, quando após receber a mercadoria, o mesmo tomou de assalto o entregador. 

Nem mesmo os motoqueiros que fazem entregas estão escapando da insegurança que tem reinado em Lavras, no Sul de Minas. Com medo e receio de perder até a motocicleta, seu meio de trabalho, motoboys estão desistindo de trabalhar a noite. Os chamados “falsos pedidos” são a principal modalidade de ação. Um pessoa liga para pedir uma pizza, por exemplo, e também pedem um troco bem alto. A empresa liga para o motoboy e ele vai entregar. 

"Quando o motoboy chega lá, a casa muitas vezes não existe ou é um local bem escuro. Aí quando o motoboy se aproxima, é um assalto. O cara leva tudo, dinheiro do troco, a mercadoria, equipamentos, objetos pessoais e muitas vezes a própria moto", disse um motoboy que pediu para não ser identificado.

Os crimes contra motoboys, que na maioria das vezes acabam por não registrarem a ocorrência junto a Polícia Militar (PM), se tornaram constante e os lavrenses já estão sentindo a falta do serviço de delivery (quando a pessoa faz o pedido por telefone ou internet e recebe em casa) em muitos estabelecimentos comerciais, como farmácias, lanchonetes e pizzarias, que são os mais utilizados pela população à noite.

Muitos profissionais dizem que ainda querem trabalhar neste serviço durante o período da noite, mas recusam determinados itinerários considerados por eles "arriscados". 

Aumento da criminalidade
Somente este ano, Lavras já registrou 11 homicídios. Pesquisas comprovam que o crescimento sustentado de uma cidade ou região é reprimido, paralelamente aos impostos elevados, burocracia excessiva e insegurança jurídica, pelo recrudescimento de outro problema grave: a criminalidade e a violência. Como a criminalidade acaba interferindo de modo direto no desempenho da economia criando insegurança, exige a adoção de medidas onerosas de proteção da vida de colaboradores e do patrimônio das empresas, intimidando assim os investimentos e encarecendo produtos e serviços.

O afrouxamento das políticas de segurança pública no Estado de Minas Gerais, o sucateamento das delegacias e a falta de contingente nas polícias Militar e Civil são alguns dos fatores que tem contribuído para este aumento alarmante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho