Pular para o conteúdo principal

PF OUVE POLÍTICOS SOB SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS

Ex-prefeito, ex-vice e uma vereadora da cidade prestaram depoimento.
'Operação 299' aponta custeio de benefícios feito com dinheiro público.

O ex-prefeito de Três Corações (MG) Fausto Ximenes, o ex-vice Sérgio Auad e a presidente da Câmara Municipal, Regina Célia Valadão, prestaram depoimento na tarde desta quarta-feira (15) na Polícia Federal em Varginha (MG). Eles são suspeitos de participarem de uma suposta compra de votos que teria acontecido nas eleições municipais de 2012. A investigação teve início nesta terça-feira (14) com a "Operação 299", quando a polícia ouviu 14 pessoas, entre eleitores e servidores públicos, também acusados de envolvimento no caso.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de que, dois anos atrás, eleitores de Três Corações teriam recebido benefícios em troca de votos. Ainda conforme a polícia, suspeita-se que parte desses bens foi financiado pelos cofres públicos da cidade.
Uma gravação constante no processo apresenta a conversa entre uma eleitora e uma pessoa, cuja voz é atribuída ao ex-vice prefeito Sérgio Auad.
Eleitora: Oi.

Sérgio Auad:  Jóia?
Eleitora: Tudo bem...
Sérgio: 'Tô' mandando uma areia 'proceis', que o Quati me pediu, viu?
Eleitora: Ah...'tá'  jóia. 'Brigadão'...
Sérgio: Ajuda 'nóis'. Se não chegar hoje, chega amanhã, viu? Já 'tá na lista aqui'.
Eleitora: Ah, então 'tá bão'. Pode deixar. Vou arrumar voto com meu pai, com a minha sogra.
Sérgio: 'Tô' sendo firme com você.
Eleitora: Ahã.
Sérgio: Conto 'coceis'..
Eleitora: Tão tá bão'. Muito obrigada, viu?
Sérgio: Abraço! 'Fica' com Deus!"

Operação
Durante a manhã desta terça-feira, policiais federais estiveram no Juizado Especial de Três Corações e ouviram suspeitos de terem vendido votos em troca de materiais de construção. Entre os investigados, conforme a Polícia Federal, estão um ex-prefeito, um ex-vice-prefeito e vereadores de Três Corações, além de uma empresa sediada em Belo Horizonte (MG), que financiaria campanhas para políticos de Três Corações, mediante simulação de serviços e emissão de notas fiscais frias.

A operação – cujo nome se refere ao artigo do Código Eleitoral que criminaliza a corrupção eleitoral – é um desdobramento da “Operação Metástase 57”, deflagrada em dezembro de 2013, por meio da qual a PF colheu elementos indicativos do uso da máquina pública para fins eleitoreiros. O número 299 se refere ao artigo do Código Eleitoral que investiga crimes de compra de votos e crimes de peculato.
Segundo o delegado da Polícia Federal, João Carlos Girotto, as pessoas ouvidas nesta terça-feira confirmaram o recebimento dos bens. "A sequência da investigação é a oitiva dos agentes públicos. Nós temos o envolvimento do executivo municipal à época que pleiteava a reeleição e de também vereadores que estão exercendo o cargo, além do ex-prefeito e do ex-vice-prefeito, já investigados", disse.
Ainda de acordo com Girotto, há indicativos do recebimento de outros benefícios por parte dos vendedores de votos, como cestas básicas, terraplenagem e outros bens que supostamente foram fornecidos. "Uma das frentes da investigação é apurar se estes bens eram patrimônio público, o que acarretará também outro crime", explicou.
A ação seguiu nesta quarta-feira, quando servidores da prefeitura e pessoas que detinham cargo na gestão passada foram ouvidos. Fausto Ximenes, Sérgio Auad e Regina Célia Valadão não quiseram se manifestar sobre o caso.
Operação da Polícia Federal combate crimes eleitorais em Três Corações (Foto: Reprodução EPTV)Operação da Polícia Federal combate crimes eleitorais em Três Corações (Foto: Reprodução/ EPTV)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/