quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PRESIDENTE DO TRE ALERTA SOBRE BOATOS EM TORNO DO PROCESSO ELETRÔNICO DE VOTAÇÃO

Na sessão plenária desta terça-feira, 21, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Geraldo Augusto, conclamou os presentes a colaborarem para o esclarecimento de boatos que estão circulando nas redes sociais relacionados à credibilidade do processo eletrônico de votação. 

O desembargador apresentou uma série de argumentos para que não se dê razão aos boatos, lembrando que urnas eletrônicas são as mesmas que foram utilizadas no primeiro turno, e que a preparação delas cabe aos cartórios eleitorais, sob a supervisão do juiz local, em audiência pública.

O presidente lembrou, ainda, que todas as fases do processo eleitoral são públicas e podem ser acompanhadas pelo Ministério Público, OAB, partidos e candidatos. 

“Peço a todos que, ao receberem ondas de boatos como esse, difundidos de forma até leviana por quem usa das mídias sociais, procurem se informar perante as fontes oficiais de informação, como o TSE ou o TRE, pois estamos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários, inclusive, para abrir informações técnicas para quem assim o desejar”, afirmou. O desembargador ressaltou ainda a existência de auditorias nas urnas eletrônicas, como a que ocorre na chamada “votação paralela” (veja mais a respeito).

As redes sociais estão sendo espaço para difusão de boatos que podem gerar desconfiança quanto ao processo eletrônico de votação. Uma das mensagens recentes, de conteúdo incorreto, consiste na notícia de que as urnas eletrônicas a serem utilizadas no segundo turno estão sendo preparadas de forma diferente de pleitos anteriores.

Ouça o trecho da sessão plenária em que o presidente do TRE se manifesta sobre o assunto

Saiba mais sobre a segurança no processo eletrônico de votação.

Nenhum comentário: