Pular para o conteúdo principal

SECA: OLIVEIRA VAI FAZER TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO JACARÉ PARA SUPRIR DEMANDA

O município de Oliveira, no Centro-Oeste, já havia declarado situação de emergência no dia 16 de setembro em função da estiagem e, nos últimos dias, a demanda por água na cidade aumentou em função do calor intenso registrado na região. De acordo com a assessoria de comunicação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), nos últimos 10 anos nunca foi feito nenhum investimento em captação de água pela prefeitura, o que está sendo feito agora para resolver o problema da falta de água.

Nos anos anteriores o menor índice de vasão de água registrado foi de 75 litros por segundo. Já neste ano, devido a falta de chuvas, esse número se aproxima dos 35 litros por segundo, ou seja, o menor índice da história. Em nota, o SAAE informou que estiagem prolongada era inesperada por todos.

Para resolver o problema o SAAE informou que uma medida paliativa já foi executada, a fim de viabilizar um novo sistema de captação de água no Rio Jacaré. Foram canalizados mais de 1,5 km para abastecimento do Pontilhão de Areia, local onde o SAAE capta toda a água que é direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Tal medida aumentou a vasão de água que girava em torno dos 35 litros por segundo para quase 60 litros por segundo.

De acordo com o diretor da autarquia, Edmilson Nicácio, o SAAE e a Prefeitura já desenvolveram um grande projeto que vai resolver o problema de captação da cidade, transpondo água do Rio Jacaré. As obras deste projeto já começaram e estão previstas para terminar dentro de 180 dias, devido a grande dimensão do investimento. Porém, a medida paliativa de transposição já trouxe grande benefício para a cidade até a chegada da chuva.

Mesmo com todas as medidas tomadas, a vazão atual na ETA não é o suficiente para abastecer toda a cidade sem que haja racionamento. Sendo assim, a Prefeitura e o SAAE estão perfurando mais 06 poços artesianos, com vasão de água ainda indefinida, para complementar o abastecimento emergencial.

COMUNICADO SAAE – ÍNTEGRA:
“De acordo com informações da Engenharia da Autarquia, temos o projeto de captação do Rio Jacaré a médio prazo (180 dias) de aumento na captação de 50 l/s (De acordo com o responsável, esse projeto solucionaria o abastecimento da cidade). A longo prazo mais 50 l/s do mesmo Rio Jacaré. A curto prazo temos projeto de perfuração de 6 poços artesianos que devem ficar prontos no próximo mês. Para preservação em um período de chuvas e com maior quantidade de água, o novo reservatório do Cruzeiro, com capacidade de 01 milhão de litros, tem previsão de término ainda para esse mês. Fora isso e com respaldo por se tratar da Seção a qual pertence a Assessoria de Comunicação e Educação Ambiental, todo ano cercamos nascentes e são feitas cacimbas para que a longo prazo a ação do homem ao meio ambiente seja menos drástica. O cercamento desse ano e as cacimbas estão sendo finalizadas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...