O município de Oliveira, no Centro-Oeste, já havia declarado situação de emergência no dia 16 de setembro em função da estiagem e, nos últimos dias, a demanda por água na cidade aumentou em função do calor intenso registrado na região. De acordo com a assessoria de comunicação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), nos últimos 10 anos nunca foi feito nenhum investimento em captação de água pela prefeitura, o que está sendo feito agora para resolver o problema da falta de água.
Nos anos anteriores o menor índice de vasão de água registrado foi de 75 litros por segundo. Já neste ano, devido a falta de chuvas, esse número se aproxima dos 35 litros por segundo, ou seja, o menor índice da história. Em nota, o SAAE informou que estiagem prolongada era inesperada por todos.
Para resolver o problema o SAAE informou que uma medida paliativa já foi executada, a fim de viabilizar um novo sistema de captação de água no Rio Jacaré. Foram canalizados mais de 1,5 km para abastecimento do Pontilhão de Areia, local onde o SAAE capta toda a água que é direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Tal medida aumentou a vasão de água que girava em torno dos 35 litros por segundo para quase 60 litros por segundo.
De acordo com o diretor da autarquia, Edmilson Nicácio, o SAAE e a Prefeitura já desenvolveram um grande projeto que vai resolver o problema de captação da cidade, transpondo água do Rio Jacaré. As obras deste projeto já começaram e estão previstas para terminar dentro de 180 dias, devido a grande dimensão do investimento. Porém, a medida paliativa de transposição já trouxe grande benefício para a cidade até a chegada da chuva.
Mesmo com todas as medidas tomadas, a vazão atual na ETA não é o suficiente para abastecer toda a cidade sem que haja racionamento. Sendo assim, a Prefeitura e o SAAE estão perfurando mais 06 poços artesianos, com vasão de água ainda indefinida, para complementar o abastecimento emergencial.
COMUNICADO SAAE – ÍNTEGRA:
“De acordo com informações da Engenharia da Autarquia, temos o projeto de captação do Rio Jacaré a médio prazo (180 dias) de aumento na captação de 50 l/s (De acordo com o responsável, esse projeto solucionaria o abastecimento da cidade). A longo prazo mais 50 l/s do mesmo Rio Jacaré. A curto prazo temos projeto de perfuração de 6 poços artesianos que devem ficar prontos no próximo mês. Para preservação em um período de chuvas e com maior quantidade de água, o novo reservatório do Cruzeiro, com capacidade de 01 milhão de litros, tem previsão de término ainda para esse mês. Fora isso e com respaldo por se tratar da Seção a qual pertence a Assessoria de Comunicação e Educação Ambiental, todo ano cercamos nascentes e são feitas cacimbas para que a longo prazo a ação do homem ao meio ambiente seja menos drástica. O cercamento desse ano e as cacimbas estão sendo finalizadas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário