Pular para o conteúdo principal

DETENTOS DO CERESP BETIM UTILIZAM TÉCNICA JAPONESA DO ORIGAMI

A arte de dobrar papel, sem cortes ou colagens, e criar novas formas. É assim, por meio das mãos, que detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), têm transformado a realidade dentro da unidade. Desde o ano passado eles participam do projeto Mãos Pela Paz, que aposta na ressocialização através da produção de origamis, artesanato típico japonês feito com papel.

O Mãos Pela Paz é realizado em parceria com o Minas Pela Paz e os detentos têm a possibilidade de expor suas peças em diversos eventos. Neste momento, os integrantes da oficina estão produzindo 8 mil tsurus prateados, encomendados para servir de cenário para um desfile de joias da AngloGold, previsto para o final de novembro. 

Alguns deles também puderam ensinar a arte durante a Virada Cultural de Belo Horizonte, em setembro. Quem participa do projeto tem direito à remissão da pena (a cada três dias de oficina é possível deduzir um da pena). Por meio da produção dos origamis, o detento Luiz Gonzaga, 57, que está na oficina há dez meses, pôde reestabelecer laços com a família. 

Foi Gonzaga quem recomendou o colega de cela, Eduardo Costa, 41, para participar da oficina. A atividade contribui com o acompanhamento que Eduardo faz com psiquiatra e diminui a necessidade de remédios. Para ensinar a arte de uma maneira mais simples, os detentos trabalham também na produção de um livro 3D, que ensina passo a passo a atividade. A ideia é que o leitor possa visualizar melhor as dobraduras e interagir com o livro enquanto aprende, ao invés de só observar as imagens e tentar reproduzir.

Os integrantes da atividade foram avaliados pela equipe multidisciplinar do Conselho Técnico e Classificatório (CTC) que tem, dentre outras atribuições, identificar e buscar  aptos para desenvolver trabalhos enquanto estiverem no Sistema Prisional. Em meio a tantos tsurus, símbolos de boa sorte e longevidade na cultura japonesa, os planos agora são de ampliar o projeto. “Hoje o nosso ateliê tornou-se pequeno, mas os resultados já obtidos são muito bons”, revela a diretora de Atendimento do Ceresp, Tatiane Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/