Pular para o conteúdo principal

DEVOLVIDOS

A Comissão da Verdade de Juiz de Fora (CMV-JF), da qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é parceira, e a Auditoria da 4ª Circunscrição Judiciária Militar (4ª CJM) promoveram nesta segunda-feira, dia 17, no plenário da sede da Auditoria, evento para devolução de documentos pessoais retidos no período da ditadura que não haviam sido resgatados pelas pessoas que responderam inquérito ou processo no local no período de 1964 a 1985. No evento, documentos de nove pessoas foram entregues a elas próprias ou a seus representantes.

Entre esses documentos, se encontram fotos, carteiras de identidade e de trabalho, títulos eleitorais e passaportes, entre outros. A presidente da República Dilma Rousseff e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, figuram entre as 32 pessoas que tiveram a documentação retida, mas não estiveram presentes neste ato.

Representando a Comissão Estadual da Verdade, Jurandir Persichini Cunha relembrou seus próprios tempos como preso político em Juiz de Fora, e considerou a solenidade um exemplo a ser seguido pelas demais comissões. Preso nos primeiros dias após o golpe, o fundador da União Nacional dos Servidores Públicos Civis de Minas Gerais, Henrique Roberti Sobrinho, foi o encarregado para ser o porta-voz dos ex-presos, e durante seu discurso emocionou-se com o “inusitado regresso ao lugar em que foi espezinhado e julgado” e considerou o evento como um marco no processo de “resgate das lutas sociais”.

Os documentos devolvidos na solenidade são referentes a Ângelo Pezzuti da Silva, Afonso Celso Lana Leite (representados no ato por Ângela Pezzuti), Conceição Imaculada de Oliveira (foto), Henrique Roberti Sobrinho, Marco Antônio Victoria Barros, Maria José Nahas, Jorge Nahas (marido de Maria e representado por ela), Rouberdário Diniz Valério e Ana Lúcia Batista.

Projeto Memórias Possíveis
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é parceira da Comissão, através do projeto “Memórias Possíveis”, em que professores e pesquisadores da instituição contribuem com os trabalhos desenvolvidos pela CMV. Além disso, são garantidas 20 bolsas para estudantes de cinco cursos (Artes e Design, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito e História), que participam das atividades de pesquisa e extensão, atuando na gravação e transcrição de depoimentos, digitalização e análise de documentos, busca em acervos e divulgação das atividades da Comissão, entre outras. A proposta é que, após o término dos trabalhos, todo o conteúdo da pesquisa seja disponibilizado para parceiros e para a população em geral, uma vez que trata-se de documentos de domínio público.

Mais informações em http://comissaodaverdadejf.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...