Pular para o conteúdo principal

DEVOLVIDOS

A Comissão da Verdade de Juiz de Fora (CMV-JF), da qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é parceira, e a Auditoria da 4ª Circunscrição Judiciária Militar (4ª CJM) promoveram nesta segunda-feira, dia 17, no plenário da sede da Auditoria, evento para devolução de documentos pessoais retidos no período da ditadura que não haviam sido resgatados pelas pessoas que responderam inquérito ou processo no local no período de 1964 a 1985. No evento, documentos de nove pessoas foram entregues a elas próprias ou a seus representantes.

Entre esses documentos, se encontram fotos, carteiras de identidade e de trabalho, títulos eleitorais e passaportes, entre outros. A presidente da República Dilma Rousseff e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, figuram entre as 32 pessoas que tiveram a documentação retida, mas não estiveram presentes neste ato.

Representando a Comissão Estadual da Verdade, Jurandir Persichini Cunha relembrou seus próprios tempos como preso político em Juiz de Fora, e considerou a solenidade um exemplo a ser seguido pelas demais comissões. Preso nos primeiros dias após o golpe, o fundador da União Nacional dos Servidores Públicos Civis de Minas Gerais, Henrique Roberti Sobrinho, foi o encarregado para ser o porta-voz dos ex-presos, e durante seu discurso emocionou-se com o “inusitado regresso ao lugar em que foi espezinhado e julgado” e considerou o evento como um marco no processo de “resgate das lutas sociais”.

Os documentos devolvidos na solenidade são referentes a Ângelo Pezzuti da Silva, Afonso Celso Lana Leite (representados no ato por Ângela Pezzuti), Conceição Imaculada de Oliveira (foto), Henrique Roberti Sobrinho, Marco Antônio Victoria Barros, Maria José Nahas, Jorge Nahas (marido de Maria e representado por ela), Rouberdário Diniz Valério e Ana Lúcia Batista.

Projeto Memórias Possíveis
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é parceira da Comissão, através do projeto “Memórias Possíveis”, em que professores e pesquisadores da instituição contribuem com os trabalhos desenvolvidos pela CMV. Além disso, são garantidas 20 bolsas para estudantes de cinco cursos (Artes e Design, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito e História), que participam das atividades de pesquisa e extensão, atuando na gravação e transcrição de depoimentos, digitalização e análise de documentos, busca em acervos e divulgação das atividades da Comissão, entre outras. A proposta é que, após o término dos trabalhos, todo o conteúdo da pesquisa seja disponibilizado para parceiros e para a população em geral, uma vez que trata-se de documentos de domínio público.

Mais informações em http://comissaodaverdadejf.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...