Pular para o conteúdo principal

DROGAS E SEGURANÇA SÃO ALVOS DE PREOCUPAÇÃO NAS UNIVERSIDADE FEDERAIS DO SUL DE MINAS


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), órgão do Ministério da Justiça (MJ) divulgou em dezembro de 2010 uma pesquisa – 1º Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras – que confirma que “os estudantes universitários apresentam consumo de drogas mais intenso e frequente do que outras parcelas da população”.

clique na imagem para ampliar

O consumo de drogas por universitários e a violência gerada em consequência é uma das preocupações de muitas universidades federais. A direção da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) tem se mostrado bastante atenta em função dos recentes relatos de roubos e furtos nas proximidades da sede da instituição. Além disso é constante a preocupação com a segurança pública da comunidade universitária, bem como com a criminalidade em Alfenas, cidade do Sul de Minas. 

Na última sexta-feira, 7, a universidade promoveu o 2º Fórum de discussão sobre Drogas. O evento, organizado pelo Centro Regional de Referência sobre Drogas (CREFAL) da UNIFAL-MG, marcou o início das atividades do curso de “Aperfeiçoamento sobre crack e outras drogas para agentes do Sistema Judiciário, do Ministério e Segurança Pública, e Profissionais da Educação”.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reunião, junto às prefeituras, dados para implantar o Observatório do Crack (www.cnm.org.br/crack). No Observatório do Crack estão disponíveis dados da pesquisa Mapeamento do Crack nos Municípios Brasileiros, realizada em novembro de 2010, quando 98% das 3.950 prefeituras que forneceram dados registraram problemas com drogas em seus municípios.

O crack está cada vez mais presente nas pequenas cidades e zonas rurais. O site do Observatório mostra um retrato de como a droga está afetando os municípios brasileiros e é possível descobrir as principais regiões atingidas. No Observatório do Crack, a cidade de Lavras, no Sul de Minas, está em uma região marcada de vermelho, ou seja, na classificação da pesquisa, com alto nível de problemas relacionados a circulação de crack.
clique na imagem para ampliar
Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Direção Executiva firmou em maio deste ano, um Acordo de Mútua Cooperação com a Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas (Abraço). O acordo tem por objetivo a instituição de um programa de prevenção contra a dependência química no âmbito da universidade e a disponibilização de vagas para tratamentos de dependentes químicos na Abraço. O intuito é atender ao público interno da UFLA, tanto estudantes quanto os servidores. 



Além disso, pelo Acordo de Mútua Cooperação, a Abraço deve prestar consultoria e orientação na implantação de um programa de prevenção contra a dependência química ao público interno da Universidade Federal de Lavras. O convênio foi assinado no dia 9 de maio deste ano e tem vigência até o dia 8 de maio de 2019.

No final de agosto do ano passado, uma semana após o crime bárbaro que tirou a vida da estudante de 18 anos Déborah Oliveira, aconteceu uma passeata, ordeira e pacífica, em protesto contra a violência. Itajubenses se uniram aos alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O grupo saiu da porta da universidade, escoltados pela Guarda Municipal, em direção ao centro da cidade. Em silêncio os participantes carregaram velas acesas e uma grande faixa preta representou o luto que toda a cidade compartilha.

O presidente do Diretório Acadêmico da Unifei, à época, João Paulo Ferreira falou sobre o clima de insegurança que prevalece entre os estudantes. “Dentro do Campus hoje, em alguns momentos, a gente se sente inseguro”. Logo após o fato ocorrido, a Universidade Federal de Itajubá anunciou medidas para aumentar a segurança, como a instalação de câmeras dentro e fora do campus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...