Dentro de um clima carregado de nostalgia e emoção, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) completou o seu 101º aniversário de fundação, onde o ponto alto das comemorações foi a realização, no Prédio Central da Universidade, da cerimônia em homenagem aos professores aposentados pela instituição com a inauguração dos seus retratos na galeria dos docentes.
Além disso, também foram inauguradas no mesmo ato a nova galeria digital de retratos dos professores aposentados e o painel contendo a linha do tempo que mostra os fatos mais relevantes ao longo da história centenária da Unifei.
Este ano foram homenageados com a inauguração de retratos na galeria os professores Ademir Carnevalli Guimarães, Antonio Tadeu Lyrio de Almeida, Armando Martins Leite da Silva, José Augusto Baeta Segundo, Luiz Augusto Horta Nogueira, Manoel Eduardo Miranda Negrisoli e Vlamir Carlos de Oliveira. Os diretores dos Institutos (unidades acadêmicas da Universidade), professores Paulo Márcio da Silveira, Cláudio Kirner, Geraldo Lucio Tiago Filho e José Juliano de Lima Junior prestaram as homenagens aos seus colegas relembrando momentos marcantes de cada um deles durante o exercício do magistério na instituição.
O reitor, professor Dagoberto Alves de Almeida, em pronunciamento, sublinhou que “a partir do ato de inauguração dos retratos na galeria os nomes dos docentes ficarão perpetuados na história da Universidade”. Ele ressaltou ainda a dedicação dos professores para com a instituição.
O fundador da Unifei, Theodomiro Carneiro Santiago, também foi lembrado durante as comemorações através da tradicional cerimônia de aposição de flores no mausoléu onde estão depositados os seus restos mortais, abrigados no Prédio Central. Além disso, a Diretoria de Pessoal da instituição coordenou a solenidade de homenagem a todos os servidores docentes e técnico-administrativos aposentados durante 2014.
A programação foi completada com realização de palestra sobre a “Vida e a Obra” do ex-professor da Universidade, Herbert Lindenbein, proferida pelo ex-aluno e engenheiro Aloysio Pizarro; jantar comemorativo dos 101 anos da Unifei, promovido pela Associação dos Diplomados da Universidade e show musical em homenagem ao cantor e compositor, Gonzaguinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário