Pular para o conteúdo principal

NOSTALGIA E EMOÇÃO MARCAM OS 101 ANOS DA UNIFEI

Reitor Dagoberto de Almeida junto aos professores homenageados pela Unifei
Cerimônia de Aposição de Flores no Mausoléu do fundador da Universidade, Theodomiro Carneiro Santiago
Palestra do ex-aluno e engenheiro Aloysio Pizarro sobre a "Vida e a Obra" do professor Herbert Lindenbein
Cerimônia em homenagem aos aposentados 2014
Jantar comemorativo
Show musical em homenagem a Gonzaguinha
Dentro de um clima carregado de nostalgia e emoção, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) completou o seu 101º aniversário de fundação, onde o ponto alto das comemorações foi a realização, no Prédio Central da Universidade, da cerimônia em homenagem aos professores aposentados pela instituição com a inauguração dos seus retratos na galeria dos docentes. 

Além disso, também foram inauguradas no mesmo ato a nova galeria digital de retratos dos professores aposentados e o painel contendo a linha do tempo que mostra os fatos mais relevantes ao longo da história centenária da Unifei.

Este ano foram homenageados com a inauguração de retratos na galeria os professores Ademir Carnevalli Guimarães, Antonio Tadeu Lyrio de Almeida, Armando Martins Leite da Silva, José Augusto Baeta Segundo, Luiz Augusto Horta Nogueira, Manoel Eduardo Miranda Negrisoli e Vlamir Carlos de Oliveira. Os diretores dos Institutos (unidades acadêmicas da Universidade), professores Paulo Márcio da Silveira, Cláudio Kirner, Geraldo Lucio Tiago Filho e José Juliano de Lima Junior prestaram as homenagens aos seus colegas relembrando momentos marcantes de cada um deles durante o exercício do magistério na instituição. 

O reitor, professor Dagoberto Alves de Almeida, em pronunciamento, sublinhou que “a partir do ato de inauguração dos retratos na galeria os nomes dos docentes ficarão perpetuados na história da Universidade”. Ele ressaltou ainda a dedicação dos professores para com a instituição.

O fundador da Unifei, Theodomiro Carneiro Santiago, também foi lembrado durante as comemorações através da tradicional cerimônia de aposição de flores no mausoléu onde estão depositados os seus restos mortais, abrigados no Prédio Central. Além disso, a Diretoria de Pessoal da instituição coordenou a solenidade de homenagem a todos os servidores docentes e técnico-administrativos aposentados durante 2014. 

A programação foi completada com realização de palestra sobre a “Vida e a Obra” do ex-professor da Universidade, Herbert Lindenbein, proferida pelo ex-aluno e engenheiro Aloysio Pizarro; jantar comemorativo dos 101 anos da Unifei, promovido pela Associação dos Diplomados da Universidade e show musical em homenagem ao cantor e compositor, Gonzaguinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.