Pular para o conteúdo principal

UNIFEI ENVIARÁ AO MEC PROJETOS DE CRIAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA

O reitor Dagoberto de Almeida e o vice-reitor Paulo Waki durante entrevista à imprensa sobre os projetos de implantação dos cursos de Medicina nos campi da Unifei de Itajubá e Itabira
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) irá enviar ao Ministério da Educação (Mec) ainda este ano os dois projetos de criação dos cursos de Medicina na instituição, que contemplam os campi de Itabira e de Itajubá. Foi o que revelou o reitor da Universidade, professor Dagoberto Alves de Almeida, e o vice-reitor, professor Paulo Sizuo Waki, responsável pelo projeto, durante entrevista coletiva concedida aos veículos de comunicação de Itajubá, no Sul de Minas. 

O encaminhamento dos projetos ao Ministério da Educação (MEC) foi recentemente aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da Unifei.

O reitor enfatizou na sua conversa com os jornalistas que o Consuni se mostrou sensível aos anseios da comunidade ao aprovar os projetos de criação dos cursos de Medicina. “A primeira etapa, que foi a aprovação interna está cumprida, agora temos que fazer todo um trabalho junto ao MEC para a aprovação final”.

Dagoberto de Almeida observou que a Universidade deverá fazer um trabalho junto às lideranças políticas do sul de Minas, do Vale do Aço mineiro e do Estado como um todo que irão contribuir favoravelmente durante a tramitação dos projetos dentro do Ministério da Educação. Disse também que o próprio Consuni irá acompanhar cada etapa da tramitação dos projetos no MEC. “Os prefeitos municipais de Itajubá e Itabira também terão papel importante com relação aos seus apoios na tramitação dos documentos”- ressaltou o dirigente universitário.

O reitor disse que “agora entraremos numa fase de muita prudência e serenidade, pois a Unifei já possui um nome consolidado no país e em nível internacional na área tecnológica. Baseado nessa tradição, também temos a obrigação de entregar ao país profissionais na área médica de muita qualidade. Com isso, estaremos contribuindo para minimizar a carência desses profissionais no Brasil”.

O professor Paulo Waki acentuou ainda que Itajubá poderá se transformar futuramente “em um polo na área médica, através da união de forças entre a própria Unifei e a Faculdade de Medicina da cidade”. Considerando ainda que o projeto de implantação do curso de Medicina no campus de Itajubá contempla uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, e futuramente com outras unidades hospitalares dos municípios vizinhos. “A Santa Casa vai dar o suporte hospitalar, num primeiro momento, e posteriormente outros convênios terão sequencia”.

O professor Paulo Waki ainda destacou que a “aprovação dos projetos pelo Consuni foi um marco histórico na Unifei. Agora partiremos para uma fase externa, respaldados pela nossa comunidade acadêmica”. O vice-reitor esclareceu que após a aprovação dos projetos pelo Mec um cronograma deverá ser elaborado visando a liberação de recursos financeiros para a contratação de pessoal, além da construção das edificações e estruturação laboratorial. “Esse trâmite levará pelo menos um ano”- adiantou o professor Paulo Waki.

Ele esclareceu também que os projetos não mencionam a construção de Hospitais Universitários, tanto em Itajubá como em Itabira. “Em princípio realizaremos parcerias com as unidades hospitalares localizadas nas respectivas cidades”. Por fim, o vice-reitor acrescentou que a Unifei obteve assessoria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na elaboração dos projetos dos cursos. A UFV estará formando a sua primeira turma de medicina em 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...