No dia 18 de agosto de 2014, o Blog O Corvo-Veloz levava ao ar a reportagem a "A universidade e a desigualdade social" mostrando a polêmica gerada por uma peça publicitária da Universidade Federal de Lavras.
A propaganda institucional, colocada na porta de entrada da instituição, mostra dois estudantes brancos em destaque e apenas no segundo plano aparece uma estudante negra em montagem sombreada e desfocada e virou alvo de discussão nas redes sociais
No dia 3 de dezembro, a propaganda voltou a ser colocada na portaria principal da instituição, mas após gerar insatisfação, foi retirada no período da tarde. No mesmo, o fato foi comunicado ao Governo Federal.
Desdobramento
Por ordem da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Ideli Salvatti (PT), a manifestação encaminhada ao Gabinete da presidenta Dilma Roussef (PT) foi direcionada ao Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (Disque 100). Após análise, a manifestação foi registrada e encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPMG) e Federal (MPF) de Minas para providências cabíveis.
Fase atual
A denúncia encontra-se atualmente em tramitação e ficando seus desdobramentos a cargo do Ministério Público
O direito à inclusão
Em artigo para a Revista Espaço Acadêmico, edição 40, de setembro de 2004, o então diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro Brasileira da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, considera que "desigualdade da sociedade brasileira, para ser eliminada, depende de algo ainda bastante escasso no País: igualdade. O desafio do Brasil, portanto, é sair da democracia formal, que ora experimenta - com os poderes funcionando de forma independente, eleições abertas, imprensa livre, todos os partidos na legalidade, sindicatos livres etc. -, para uma democracia em que a cidadania plena venha em decorrência de um novo modo de desenvolvimento: o humano".
"Não podemos negar a diversidade que caracteriza o nosso povo, fato, aliás, que tem sido cantado em prosa e verso pela elite de nosso país, e que sem sobra de dúvida representa uma grande riqueza. Como também não podemos negar as enormes desigualdades sociais e econômicas e no particular as desigualdades raciais que permeiam este país há séculos", ressalta Zulu.
Resposta
Em resposta a reportagem, naquela ocasião a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Lavras, órgão da Diretoria Executiva e responsável diretamente pelas imagens institucionais, afirma que não houve omissão no caso específico do outdoor em questão e que ao contrário, a Universidade procura demonstrar em suas campanhas a diversidade e a inclusão. Ressaltou também que promoverá em outras mídias, campanhas mostrando a diversidade e inclusão.
Comentários