Pular para o conteúdo principal

SDH ACATA DENÚNCIA SOBRE PROPAGANDA DA UFLA


No dia 18 de agosto de 2014, o Blog O Corvo-Veloz levava ao ar a reportagem a "A universidade e a desigualdade social" mostrando a polêmica gerada por uma peça publicitária da Universidade Federal de Lavras. 

A propaganda institucional, colocada na porta de entrada da instituição, mostra dois estudantes brancos em destaque e apenas no segundo plano aparece uma estudante negra em montagem sombreada e desfocada e virou alvo de discussão nas redes sociais

No dia 3 de dezembro, a propaganda voltou a ser colocada na portaria principal da instituição, mas após gerar insatisfação, foi retirada no período da tarde. No mesmo, o fato foi comunicado ao Governo Federal. 

Desdobramento
Por ordem da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Ideli Salvatti (PT), a manifestação encaminhada ao Gabinete da presidenta Dilma Roussef (PT) foi direcionada ao Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (Disque 100). Após análise, a manifestação foi registrada e encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPMG) e Federal (MPF) de Minas para providências cabíveis.

Fase atual
A denúncia encontra-se atualmente em tramitação e ficando seus desdobramentos a cargo do Ministério Público

O direito à inclusão
Em artigo para a Revista Espaço Acadêmico, edição 40, de setembro de 2004, o então diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro Brasileira da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, considera que "desigualdade da sociedade brasileira, para ser eliminada, depende de algo ainda bastante escasso no País: igualdade. O desafio do Brasil, portanto, é sair da democracia formal, que ora experimenta - com os poderes funcionando de forma independente, eleições abertas, imprensa livre, todos os partidos na legalidade, sindicatos livres etc. -, para uma democracia em que a cidadania plena venha em decorrência de um novo modo de desenvolvimento: o humano".

"Não podemos negar a diversidade que caracteriza o nosso povo, fato, aliás, que tem sido cantado em prosa e verso pela elite de nosso país, e que sem sobra de dúvida representa uma grande riqueza. Como também não podemos negar as enormes desigualdades sociais e econômicas e no particular as desigualdades raciais que permeiam este país há séculos", ressalta Zulu.

Resposta
Em resposta a reportagem, naquela ocasião a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Lavras, órgão da Diretoria Executiva e responsável diretamente pelas imagens institucionais, afirma que não houve omissão no caso específico do outdoor em questão e que ao contrário, a Universidade procura demonstrar em suas campanhas a diversidade e a inclusão. Ressaltou também que promoverá em outras mídias, campanhas mostrando a diversidade e inclusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...