Pular para o conteúdo principal

CANDIDATO DESISTE DA CARREIRA MILITAR E TIRA A NOTA MAIS ALTA DA UFJF

Daniel Lana durante treinamento na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica em Barbacena 

Aluno da Aeronáutica no ensino médio, o candidato Daniel Ferreira Lana e Silva, 20 anos, de Barbacena, na Zona da Mata Mineira, resolveu não seguir a carreira militar e buscar uma vaga em Medicina. Após duas tentativas consecutivas, obteve a mais alta nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 44.473 inscritos.

“Seguir como militar não era a minha vontade. Com apoio da psicóloga do colégio, fiz teste vocacional e comecei a despertar o interesse pela área da medicina”, disse Daniel, que conseguiu 814,02 pontos no Enem 2014 – mais de 90 pontos do que na edição 2013, quando não foi classificado também em Medicina na UFJF. 

O estudante conta que ficou surpreso com a pontuação, mas não com a aprovação. “Fiz o possível para conseguir a melhor nota, então estava com a expectativa da aprovação, mas não esperava que a nota fosse tão boa. Foi um momento de muita felicidade”, disse o novo estudante de Medicina, que exigiu dos candidatos nota igual ou superior a 798,62 pontos.

Quando tentou pela primeira vez entrar na UFJF, Silva não tinha ido bem em Redação. “Fui buscar um cursinho, e além dele, estudava diariamente em casa. Eu focava na minha maior dificuldade que era a Redação, e produzia duas semanalmente, seja com temas atuais ou de antigas edições da prova.” A estratégia deu certo, faltaram apenas 40 pontos para obter a nota máxima nessa etapa do exame, fez 960 de 1.000.

Sem cursinho
Outra candidata que obteve primeiro lugar, Laura Meireles Quinet de Andrade, conta que não fez cursinho para obter 793,3 pontos em Direito. Atribui à rigidez do ensino médio como responsável pela boa nota. “Sempre estudei em um colégio que cobrava muito dos alunos, e isso fez com que me esforçasse ainda mais para poder realizar uma boa prova”.

Nota mil na Redação
O estudante Luiz Arthur Novais Haddad foi um dos 250 participantes do Enem 2014 que conseguiram tirar a nota máxima (1.000) na Redação. “Fazia cursinho fora do colégio uma vez por semana, e fazia redações no colégio duas vezes por semana. Isso me ajudou bastante”, conta Haddad sobre sua preparação para a prova. 

Apesar da facilidade na escrita, optou por outra área: foi aprovado no Sisu para o curso de Engenharia Elétrica, com habilitação em Energia. Ele explica a escolha: “Meu pai é dessa área e tem bastante tempo que já me identifiquei com o curso, tenho alguns amigos que fazem, e eles sempre falavam que apesar de ser difícil, era um curso muito bom”. Aprovado com 726 pontos no Enem, já faz planos para quando começar a faculdade. “Eu pretendo estudar bastante, conseguir ser aprovado em tudo, quem sabe até conseguir uma bolsa.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...