Pular para o conteúdo principal

CURSO TÉCNICO DE TREINADOR E INSTRUTOR DE CÃES-GUIA COMEÇA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016


O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), câmpus Muzambinho, recebeu o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José do Nascimento, e o Coordenador Geral de Planejamento e Gestão da Rede (MEC), Nilton Nélio Cometti, para uma vistoria das obras do Centro de Treinamento de Cão-Guia.

As instalações foram apresentadas pelo próprio Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues. Essa visita foi acompanhada também pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, pelo pró-reitor de Ensino, professor Carlos Alberto Machado Carvalho, e por diretores e coordenadores da Reitoria e do Câmpus Muzambinho.

Após a vistoria, uma reunião debateu quais os próximos passos e desafios para implementação do curso técnico de "Treinadores e Instrutores de Cães-Guia". Com as obras finalizadas no final de novembro, além das instalações padrão, o Centro de Treinamento possui tratamento de esgoto próprio e um sistema de captação de água das chuvas. 

As próximas etapas do projeto envolvem a compra de móveis, equipamentos para as instalações, a aquisição das matrizes e filhotes de cães e também a implementação pedagógica do curso perante o Conselho Superior do IFSULDEMINAS.

"Nosso objetivo principal é a formação de profissionais de treinamento e adestramento de cães-guia e não somente o preparo desses animais para sociedade", destacou o Secretário Nacional.

De acordo com a reunião realizada, a previsão é que o curso inicie no começo de 2016. Para ajudar na implementação desse curso, o Câmpus Muzambinho enviou, em 2013, uma de suas servidoras para capacitação no Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Este curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia da professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, tem previsão para terminar em agosto deste ano. Uma nova turma será formada para iniciar em agosto deste ano e, com isso, uma nova chamada de servidores poderá ser aberta.

De acordo com a reunião realizada hoje, a previsão é que o curso inicie no começo de 2016. Para ajudar na implementação desse curso, o Câmpus Muzambinho enviou, em 2013, uma de suas servidoras para capacitação no Instituto Federal Catarinense (IFC). Este curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia da professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, tem previsão para terminar em agosto deste ano. Uma nova turma será formada para iniciar no segundo semestre e, com isso, uma nova chamada de servidores poderá ser aberta.

Conheça o Projeto Cão-Guia
O Centro de Treinamento de Cães-Guia implantado no Câmpus Muzambinho vai ser uma das referências nacionais sobre a formação de animais de trabalho para deficientes visuais. Além da criação do curso técnico de capacitação de “Treinadores e Instrutores de Cães-Guia”, o projeto engloba a construção de diversos prédios (clínica veterinária, canil, alojamento, maternidade). 

Com duração média de dois anos, o curso vai formar profissionais qualificados e também diversos cães que serão oferecidos aos deficientes visuais que se inscrevem para receber esses animais.

O trabalho faz parte do “Plano Viver sem Limite” da Secretaria de Direitos Humanos lançado em 2011 e previu a construção dos centros tecnológicos. Serão seis Centros de Treinamento implementados em Institutos Federais de Educação espalhados pelo território brasileiro. 

Antes dessa iniciativa, somente três organizações atendiam essa demanda de cães-guia e se concentravam em Brasília, São Paulo e Camboriú. Com isso, o Brasil será o único país da América Latina a trabalhar com a formação desse profissional. Internacionalmente, cada curso desses chega a custar mais de 25 mil dólares.

A partir desta realidade, no final de 2012, foi inaugurado o primeiro curso de formação de treinadores e instrutores de cães-guia no Instituto Federal Catarinense (IFC) e uma chamada pública foi aberta para que outras instituições pudessem concorrer a ter esse mesmo projeto implementado em seu Câmpus. Muzambinho (MG), Urutaí (GO), Limoeiro do Norte (CE), São Cristovão (SE), Manaus (AM) e Alegre (ES) foram as cidades escolhidas para sediar os centros de treinamento.

Depois dessa seleção, cada um dos Institutos Federais selecionados enviou ao IFC um profissional para fazer o curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia. O Câmpus Muzambinho enviou para essa capacitação a professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, que tem previsão de terminar seu curso em meados de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...