Pular para o conteúdo principal

CURSO TÉCNICO DE TREINADOR E INSTRUTOR DE CÃES-GUIA COMEÇA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016


O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), câmpus Muzambinho, recebeu o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José do Nascimento, e o Coordenador Geral de Planejamento e Gestão da Rede (MEC), Nilton Nélio Cometti, para uma vistoria das obras do Centro de Treinamento de Cão-Guia.

As instalações foram apresentadas pelo próprio Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues. Essa visita foi acompanhada também pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, pelo pró-reitor de Ensino, professor Carlos Alberto Machado Carvalho, e por diretores e coordenadores da Reitoria e do Câmpus Muzambinho.

Após a vistoria, uma reunião debateu quais os próximos passos e desafios para implementação do curso técnico de "Treinadores e Instrutores de Cães-Guia". Com as obras finalizadas no final de novembro, além das instalações padrão, o Centro de Treinamento possui tratamento de esgoto próprio e um sistema de captação de água das chuvas. 

As próximas etapas do projeto envolvem a compra de móveis, equipamentos para as instalações, a aquisição das matrizes e filhotes de cães e também a implementação pedagógica do curso perante o Conselho Superior do IFSULDEMINAS.

"Nosso objetivo principal é a formação de profissionais de treinamento e adestramento de cães-guia e não somente o preparo desses animais para sociedade", destacou o Secretário Nacional.

De acordo com a reunião realizada, a previsão é que o curso inicie no começo de 2016. Para ajudar na implementação desse curso, o Câmpus Muzambinho enviou, em 2013, uma de suas servidoras para capacitação no Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Este curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia da professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, tem previsão para terminar em agosto deste ano. Uma nova turma será formada para iniciar em agosto deste ano e, com isso, uma nova chamada de servidores poderá ser aberta.

De acordo com a reunião realizada hoje, a previsão é que o curso inicie no começo de 2016. Para ajudar na implementação desse curso, o Câmpus Muzambinho enviou, em 2013, uma de suas servidoras para capacitação no Instituto Federal Catarinense (IFC). Este curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia da professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, tem previsão para terminar em agosto deste ano. Uma nova turma será formada para iniciar no segundo semestre e, com isso, uma nova chamada de servidores poderá ser aberta.

Conheça o Projeto Cão-Guia
O Centro de Treinamento de Cães-Guia implantado no Câmpus Muzambinho vai ser uma das referências nacionais sobre a formação de animais de trabalho para deficientes visuais. Além da criação do curso técnico de capacitação de “Treinadores e Instrutores de Cães-Guia”, o projeto engloba a construção de diversos prédios (clínica veterinária, canil, alojamento, maternidade). 

Com duração média de dois anos, o curso vai formar profissionais qualificados e também diversos cães que serão oferecidos aos deficientes visuais que se inscrevem para receber esses animais.

O trabalho faz parte do “Plano Viver sem Limite” da Secretaria de Direitos Humanos lançado em 2011 e previu a construção dos centros tecnológicos. Serão seis Centros de Treinamento implementados em Institutos Federais de Educação espalhados pelo território brasileiro. 

Antes dessa iniciativa, somente três organizações atendiam essa demanda de cães-guia e se concentravam em Brasília, São Paulo e Camboriú. Com isso, o Brasil será o único país da América Latina a trabalhar com a formação desse profissional. Internacionalmente, cada curso desses chega a custar mais de 25 mil dólares.

A partir desta realidade, no final de 2012, foi inaugurado o primeiro curso de formação de treinadores e instrutores de cães-guia no Instituto Federal Catarinense (IFC) e uma chamada pública foi aberta para que outras instituições pudessem concorrer a ter esse mesmo projeto implementado em seu Câmpus. Muzambinho (MG), Urutaí (GO), Limoeiro do Norte (CE), São Cristovão (SE), Manaus (AM) e Alegre (ES) foram as cidades escolhidas para sediar os centros de treinamento.

Depois dessa seleção, cada um dos Institutos Federais selecionados enviou ao IFC um profissional para fazer o curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia. O Câmpus Muzambinho enviou para essa capacitação a professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, que tem previsão de terminar seu curso em meados de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.