Pular para o conteúdo principal

CURSO TÉCNICO DE TREINADOR E INSTRUTOR DE CÃES-GUIA COMEÇA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016


O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), câmpus Muzambinho, recebeu o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José do Nascimento, e o Coordenador Geral de Planejamento e Gestão da Rede (MEC), Nilton Nélio Cometti, para uma vistoria das obras do Centro de Treinamento de Cão-Guia.

As instalações foram apresentadas pelo próprio Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues. Essa visita foi acompanhada também pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, pelo pró-reitor de Ensino, professor Carlos Alberto Machado Carvalho, e por diretores e coordenadores da Reitoria e do Câmpus Muzambinho.

Após a vistoria, uma reunião debateu quais os próximos passos e desafios para implementação do curso técnico de "Treinadores e Instrutores de Cães-Guia". Com as obras finalizadas no final de novembro, além das instalações padrão, o Centro de Treinamento possui tratamento de esgoto próprio e um sistema de captação de água das chuvas. 

As próximas etapas do projeto envolvem a compra de móveis, equipamentos para as instalações, a aquisição das matrizes e filhotes de cães e também a implementação pedagógica do curso perante o Conselho Superior do IFSULDEMINAS.

"Nosso objetivo principal é a formação de profissionais de treinamento e adestramento de cães-guia e não somente o preparo desses animais para sociedade", destacou o Secretário Nacional.

De acordo com a reunião realizada, a previsão é que o curso inicie no começo de 2016. Para ajudar na implementação desse curso, o Câmpus Muzambinho enviou, em 2013, uma de suas servidoras para capacitação no Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Este curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia da professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, tem previsão para terminar em agosto deste ano. Uma nova turma será formada para iniciar em agosto deste ano e, com isso, uma nova chamada de servidores poderá ser aberta.

De acordo com a reunião realizada hoje, a previsão é que o curso inicie no começo de 2016. Para ajudar na implementação desse curso, o Câmpus Muzambinho enviou, em 2013, uma de suas servidoras para capacitação no Instituto Federal Catarinense (IFC). Este curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia da professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, tem previsão para terminar em agosto deste ano. Uma nova turma será formada para iniciar no segundo semestre e, com isso, uma nova chamada de servidores poderá ser aberta.

Conheça o Projeto Cão-Guia
O Centro de Treinamento de Cães-Guia implantado no Câmpus Muzambinho vai ser uma das referências nacionais sobre a formação de animais de trabalho para deficientes visuais. Além da criação do curso técnico de capacitação de “Treinadores e Instrutores de Cães-Guia”, o projeto engloba a construção de diversos prédios (clínica veterinária, canil, alojamento, maternidade). 

Com duração média de dois anos, o curso vai formar profissionais qualificados e também diversos cães que serão oferecidos aos deficientes visuais que se inscrevem para receber esses animais.

O trabalho faz parte do “Plano Viver sem Limite” da Secretaria de Direitos Humanos lançado em 2011 e previu a construção dos centros tecnológicos. Serão seis Centros de Treinamento implementados em Institutos Federais de Educação espalhados pelo território brasileiro. 

Antes dessa iniciativa, somente três organizações atendiam essa demanda de cães-guia e se concentravam em Brasília, São Paulo e Camboriú. Com isso, o Brasil será o único país da América Latina a trabalhar com a formação desse profissional. Internacionalmente, cada curso desses chega a custar mais de 25 mil dólares.

A partir desta realidade, no final de 2012, foi inaugurado o primeiro curso de formação de treinadores e instrutores de cães-guia no Instituto Federal Catarinense (IFC) e uma chamada pública foi aberta para que outras instituições pudessem concorrer a ter esse mesmo projeto implementado em seu Câmpus. Muzambinho (MG), Urutaí (GO), Limoeiro do Norte (CE), São Cristovão (SE), Manaus (AM) e Alegre (ES) foram as cidades escolhidas para sediar os centros de treinamento.

Depois dessa seleção, cada um dos Institutos Federais selecionados enviou ao IFC um profissional para fazer o curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de Cães-Guia. O Câmpus Muzambinho enviou para essa capacitação a professora e médica veterinária, Diana Cuglovici Abrão, que tem previsão de terminar seu curso em meados de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...